Qual a diferença de hérnia de disco e discopatia degenerativa?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Qual a diferença entre discopatia degenerativa e hérnia de disco? Discopatia degenerativa é um termo amplo que é o processo de degeração do disco intervertebral. A hérnia de disco é uma consequência dessa degeneração que pode cursar com compressão radicular e dor ciática.

Além dos incômodos inerentes à condição em si, a discopatia pode afetar a relação entre os componentes da coluna e proporcionar o desenvolvimento de outros quadros clínicos, como hérnias de disco, artrose na coluna e bicos-de-papagaio.

Sintomas Discopatia degenerativa
Geralmente é descoberto em um exame de imagem, especialmente em ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

CID M51 é o código para outros transtornos de discos intervertebrais, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Muitas pessoas se perguntam se quem tem hérnia de disco, especialmente na região L4-L5, pode se aposentar pelo INSS. Quando essa hérnia torna o trabalhador incapaz e impede de realizar o trabalho, é possível para pedir o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Quem possui doença degenerativa pode se aposentar? As doenças degenerativas da coluna podem gerar aposentadoria por invalidez se os seus sintomas forem incompatíveis com a realização das atividades laborais do indivíduo, ocasionando uma incapacidade total e permanente.

Discopatia degenerativa: esse problema ocorre por conta da perda de água da região, minimizando a capacidade de movimentação. Ela pode ser provocada pelo ato de carregar peso de maneira irregular e também de manter uma postura viciosa por um longo período.

Segundo o autor, essa patologia o impede de exercer qualquer atividade, até as que exijam o mínimo de esforço físico.

Cirurgia para discopatia degenerativa
Mesmo com tratamentos não-cirúrgicos para amenizar as dores causadas pela Discopatia Degenerativa, em alguns casos mais sérios, a intervenção cirúrgica é a melhor alternativa para proporcionar melhorias na qualidade de vida ao acometido.

Tratamento para discopatia degenerativa
A prática regular de exercícios para fortalecer os músculos que sustentam a coluna vertebral pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade. Também é importante manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

Essa é uma questão muito importante porque muitas pessoas acreditam que, com o diagnóstico de hérnia de disco, a prática de qualquer atividade física torna-se insustentável. Mas isso não é verdade! Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia.

Sintomas da discopatia degenerativa
Os sintomas incluem, principalmente: dor na área afetada; alcance de movimento limitado; dormência ou formigamento nas pernas ou braços; rigidez ao se mover; flexibilidade reduzida, dentre outros.

As doenças degenerativas são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros.

Quais os principais sintomas? Os sintomas mais comuns são dores na lombar e/ou na cervical (região do pescoço), podendo irradiar para membros superiores (escápula, braços) e inferiores (nádegas, pernas). Em alguns casos, podem ocorrer dormência e formigamento dos membros e fraqueza nos músculos.

CID M54 PROBLEMAS NA COLUNA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - YouTube.

CID M54.5 – Dor lombar baixa (lombalgia)

1, Transtorno não especificado de disco intervertebral - CID 10 M51. 9 e Dor lombar baixa - CID 10 M54.

A hérnia lombar é uma condição em que o disco intervertebral se projeta para fora da coluna vertebral, comprimindo os nervos e causando dor. Quando a dor é incapacitante, o paciente pode ter direito a benefícios previdenciários, como o BPC-LOAS ou a aposentadoria por invalidez.

Assim, se o seu laudo médico indica apenas abaulamentos, não adianta nem apresentar pedido de benefício, porque ele vai ser negado. A aposentadoria, portanto, só pode ser concedida se houver protusão discal ou no terceiro estágio, que á formação da própria hérnia de disco.