Qual a diferença de glacê real e açúcar de confeiteiro?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Uma das principais diferenças entre eles está na composição. O tamanho do grânulo também varia. O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco.

Principais Aplicações: Sua principal aplicação é na decoração de bolos, com mangas de confeitar, no preparo de flores, pitangas, personagens, filigranas, etc. É muito utilizado como acabamento final após o revestimento dos bolos com Pasta Americana Arcólor, Marshmallow Arcólor, etc.

O açúcar de confeiteiro e o impalpável são mais processados que açúcar comum refinado e, por isso, possuem grãos mais finos e bem branquinhos, se assemelhando a um pó. Até a um tempo atrás, eu diria que a única diferença entre ambos é que o impalpável leva uma pequena quantidade de amido

Açúcar Cristal
Tem ótimo derretimento e é muito utilizado para bolos e doces em geral e também na decoração.

Açúcar de Confeiteiro: Também é ótimo para a substituição, porém deve ser usado 1 e 3/4 de açúcar de confeiteiro para cada 1 xícara de açúcar comum.

Composição: Açúcar refinado finamente moído e Amido de milho. Principais Aplicações: Decoração superficial de bolos, doces, sonhos, croissants e massas folhadas. Devido à sua moagem e a adição do amido de milho, mantêm-se pulverizado e seco por mais tempo sobre os doces.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Açúcar especial para uso profissional, com grânulos extremamente finos e de coloração super branca. Sendo que o mesmo não empedra e atinge rapidamente o ponto de secagem devido a presença de amido em sua composição.

O tempo que ele demora para endurecer depende da consistência do glacê (mais firme endurece mais rápido, mais líquido pode demorar até 24h para endurecer) e depende também da temperatura ambiente, se o dia estiver mais frio e úmido demorará mais para endurecer.

60 minutos

Conforme a umidade, temperatura e quantidade de glacê, levará de 15 a 60 minutos para que ele endureça após aplicado nos biscoitos, cupcakes ou bolos.

Adicione farinha caso o glacê seja cozido.
Adicione 1 colher de chá ou 1 colher de sopa de farinha à mistura e mexa bem em fogo baixo, até engrossar.

Açúcar cristal.
Ele é polvilhado em cima do doce e, por conta de sua composição, não derrete e também pode ser congelado. Uma pena que não seja possível fazer o açúcar em casa, mas você pode achá-lo em lojas especializadas.

Açúcar Impalpável

Açúcar Impalpável: É ainda mais fino que o açúcar de Confeiteiro, pois é obtido a partir da moagem deste com mais adição de amido. Sua textura parece quase uma farinha. O açúcar Impalpável é muito utilizado na confeitaria, principalmente na confecção de macarons.

Conservar em local seco, fresco, limpo e protegido de farinha. Iniciado o uso, manter a embalagem bem fechada, assim o produto permanecerá adequado para uso até o final da validade.

Açúcar impalpável (em inglês: powdered sugar ou icing sugar ou fondant & icing sugar ou confectioner's e em francês: sucre glace ou sucre impalpable) é uma mistura de açúcar de mesa refinado e moído finamente com amido, geralmente entre 1 a 3% de amido de milho.

Se você começar a enrolar os docinhos 3 dias antes da festa, estará num prazo ótimo para que eles sejam servidos no quarto dia, e ainda possam ser consumidos nos próximos 3 dias (pois temos que levar em consideração que os convidados levam os doces para casa).

Refinado - é o branquinho e fino, mais usado no Brasil. Para ter essa cor, recebe aditivos químicos como enxofre e perde vitaminas e sais minerais. É o melhor para fazer caramelo de pudim e é o responsável pela casquinha crocante de receitas como o bolo suflê de chocolate.

stevia

A stevia é um adoçante natural, com zero calorias e obtido a partir de plantas. No caso de pessoas que sofrem de pré-diabetes ou de diabetes, a stevia pode ser uma alternativa em relação ao açúcar refinado.

Confira quais são e descubra que é possível comer aquele bolo delicioso sem perder o foco.

  • Mel. O mel é uma das alternativas para substituir o açúcar mais usado no Brasil. ...
  • Xilitol. ...
  • Purê de maçã ...
  • Estévia. ...
  • Açúcar mascavo e demerara. ...
  • Açúcar de coco. ...
  • Melado de cana.

O açúcar de confeiteiro é obtido pela diluição do açúcar cristal, depois o caldo é filtrado e submetido a remoção de corantes através de processos de flotação e resinas de troca iônica, evaporado e concentrado. A separação do açúcar dá-se por aspiração do açúcar de partículas menores contidas no amorfo.

Como fazer açúcar colorido
Coloque a quantidade de açúcar cristal desejada dentro do saquinho plástico e pingue 3 gotinhas de corante alimentício sobre o açúcar. Em seguida, feche e vá "amassando" o saquinho, de forma a espalhar o corante por todos os grãos de açúcar!