Qual a diferença de gabinete e CPU?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 10 votos

Há quem use o termo CPU para designar o gabinete do computador, mas ambos são componentes diferentes. A CPU consiste unicamente em um chip que é instalado na placa-mãe. O gabinete é a “caixa” que abriga todos os componentes do computador, também podendo ser chamado de desktop ou torre.

As GPU's, por sua vez, operam na casa dos milhares de núcleos. O foco da GPU é processamento paralelo: elas têm milhares de núcleos enquanto as CPU's possuem alguns apenas. Porém, a CPU tem a vantagem de conseguir fazer tudo, pois como um cérebro, ela faz operações seriais e consegue paralelizar.

O preço médio de cpu depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar cpu por valores entre R$ 660,00 e R$ 2.424,17.

Dentro do gabinete são encontrados os componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.

É ele que executa os programas, faz os cálculos e toma as decisões, de acordo com as instruções armazenadas na memória. Os microprocessadores formam uma parte importantíssima do computador chamada de UCP (Unidade Central de Processamento), ou em inglês CPU (Central Processing Unit).

A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados. Se você optar por comprá-las separadamente, terá que desembolsar mais dinheiro. Por outro lado, os ganhos de desempenho serão significativos.

A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes em qualquer computador. Isso pois ela trabalha junto ao processador para transportar dados e informações dos programas instalados no PC.

Com o Gerenciador de Tarefas

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
  2. Acesse a aba “Desempenho”;
  3. Entre na opção “GPU” para descobrir os detalhes da placa de vídeo.

O QUE É BIOS E PARA QUE SERVE
Ele é responsável principalmente pela inicialização do computador e reconhecimento dos componentes ligados a ele, entre outras funções. O nome “BIOS” vem do acrônimo Basic Input/Output System (“Sistema básico de entrada e saída”, em tradução livre para português).

100% de uso de GPU vai causar input lag e dependendo dos frames, pode ser alto até nem tão alto. Ideal é tentar manter ali entre 90% e 95%.

Lista com os melhores Processadores de 2023

  • AMD. Ryzen 5 5600G.
  • AMD. Ryzen 7 5800X.
  • Intel. CORE I7-10700K.
  • Intel. CORE I5-10400F.
  • Intel. CORE I9-10900K.

10 anos

De maneira geral, um processador de um computador possui uma vida útil de cerca de 10 anos sem falhas.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

É importante saber o tamanho das peças internas que você deseja obter para adquirir o seu gabinete. Afinal, é de extrema relevância que o gabinete garanta o desempenho máximo de todos os elementos do PC, e o tamanho é fundamental para isso, principalmente quando falamos da Placa de Vídeo e da Placa Mãe.