Qual a diferença de frenagem e freagem?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
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É frenagem ou freagem? O mais adequado é usar o termo “frenagem”, pois diz respeito ao processo, ato ou efeito de frear. Este substantivo designa a utilização do sistema de freios para diminuir a velocidade de um veículo ou pará-lo.

Primeiramente, a distância de frenagem diz respeito à distância que o carro percorre desde o acionamento dos freios até conseguir parar completamente. Portanto, exige uma atenção dos motoristas, que precisam antecipar esse espaço com o intuito de evitar a colisão com outro veículo ou obstáculo.

A frenagem de emergência é caracterizada pelo rápido acionamento dos freios em uma situação de adversidade. Essa circunstância pode acontecer por conta de pedestres, animais, alterações na pista ou qualquer outro motivo que faça com que o motorista tenha que parar o veículo em um curto espaço de tempo.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Não use o câmbio para frear. Por fim, é importante que você não utilize a embreagem como freio, sobretudo em uma rampa. Em situações como essa, a força das rodas será transmitida bruscamente ao sistema de embreagem, causando o desgaste excessivo do disco.

Para frear o movimento de um veículo, é preciso que haja um atrito nas rodas, para reduzir ou parar bruscamente quando necessário. Quando fazemos uma carga no pedal do freio, esta passa para o servo freio e em seguida o cilindro mestre, é onde fica o fluido de freio.

Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a distância de frenagem acontece logo depois do condutor acionar o freio, pois o veículo não para de imediato.

"É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”

O Que é Derrapagem? A derrapagem, assim como a aquaplanagem, também é o deslizamento do veículo sobre a pista, de modo que ele perca a aderência ao solo e, deixando de rodar, passe a escorregar.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

“O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.” Jamais alivie o pedal ao ouvir estalos ou sentir vibração no pedal – são reações normais no funcionamento do sistema.

saiba mais. Em dias chuvosos, a dica é reduzir a velocidade, se manter dentro dos limites e sempre a uma distância segura. “A cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve sempre manter a distância de um veículo. Desta forma, a 60 Km/h, a distância do carro da frente deve ser de três veículos”, exemplifica Janete.

Primeiro, é preciso lembrar que as rodas somente costumam travar quando há acionamento muito intenso e praticamente instantâneo do sistema de freios. Por isso, em situações de emergência o recomendável é que o motorista pise no freio com vigor, alivie a pressão e em seguida retome a frenagem de maneira brusca.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem e pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.