Qual a diferença de força peso e massa?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Embora no dia a dia algumas pessoas tratem massa e peso como sendo a mesma coisa, na Física elas são totalmente diferentes. A massa de um corpo está associada à inércia, enquanto que o peso é a força de atração gravitacional que o planeta exerce sobre o objeto.

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.

A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.

Massa e peso são grandezas diferentes. A massa mede a quantidade de matéria de um corpo, e o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local. Ouça o texto abaixo em aúdio! Tatiane: “Qual é o seu peso?”

Inércia, massa e força, respectivamente, representam a propriedade de resistir à aceleração, a medida da inércia e o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um corpo. Ouça o texto abaixo em aúdio! Os conceitos de força e massa são utilizados diariamente por todos nós fora do ambiente científico.

Força peso (ou peso) é a força atrativa existente entre dois corpos. Peso também é o nome dado à força com que a Terra atrai-nos, essa força sempre aponta para o centro dela.

A força peso (P) é um tipo de força que atua na direção vertical sob a atração da gravitação da Terra. Em outras palavras, é a força que existe sobre todos os corpos, sendo exercida sobre eles por meio do campo gravitacional da Terra.

Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar.

1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.

Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2 , qual é o peso de um corpo de massa 60kg? Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo. A massa de um corpo pode ser definida como uma expressão de sua inércia ou como a quantidade de matéria que compõe esse corpo.

A massa de um objeto é uma constante, desde que sua composição não seja alterada. Um decímetro cúbico de água, por exemplo, tem 1 quilograma de massa.