Qual a diferença de finito para infinito?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

finito: algo que tem fim, algo que acaba. infinito: algo sem fim, que não acaba.

Define-se infinito, de modo geral, como aquilo que não tem começo, fim ou limites. Conforme se trate de filosofia, ciências ou religião, no entanto, entende-se infinito de diferentes formas. O filósofo grego Aristóteles foi o primeiro a tentar enunciar os diversos significados que se aplicam ao termo infinito.

Bem, metade do infinito é infinito.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim.

lemniscata

Para os gregos, Ouroboros simbolizava a reflexão da ideia da repetição, ou seja, que sempre existem coisas sendo recriadas no universo, eternamente. Para o misticismo, este símbolo também é conhecido como lemniscata.

O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno. É representado por um oito deitado, ou seja, uma curva geométrica com um traço contínuo.

Isso parece verdade, mas o infinito não pode ser entendido como um número, pois não respeita as mesmas leis da aritmética, a parte da matemática que estuda os números e as operações entre eles. Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar!

O que significa o símbolo do infinito na Bíblia? O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno.

Significa ilimitado, imensurável, sem fim.

No senso comum, o “infinito” é definido como a negação do finito: o que não é limitado, o que não termina. Para os matemáticos, há uma alternativa mais direta: um conjunto é infinito quando sobra espaço dentro dele mesmo.

Duas vezes infinito, ainda é infinito.

A maioria das galáxias e estrelas está muito longe daqui e a intensidade da luz que chega é muito pequena. A intensidade da luz decai com o inverso do quadrado da distância entre a fonte e o receptor de luz.

Conclusão o espaço é escuro mesmo perto de estrelas como o sol pois não há atmosfera próxima para difundir a luz, e a luz das estrelas distantes não é suficiente para preencher todo o espaço com luz.

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim. O atual símbolo utilizado como se referir ao infinito – Oito Deitado – recebe este nome por ter a forma do número oito na posição horizontal.

Coração

Coração. Este é o elemento mais comum e, certamente, o símbolo mais representativo do amor no mundo inteiro. Para além de simbolizar o amor, o coração, é também caraterizado como símbolo da força, da verdade, da justiça, da sabedoria,do nascimento e da regeneração.

John Wallis

A origem do símbolo do infinito
Historicamente, foi o sacerdote e matemático inglês John Wallis (1616-1703) quem usou o símbolo do infinito pela primeira vez na matemática, em 1655.

Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um “oito deitado”) representa esta idéia de algo a que nunca se chega.

O número mais próximo do infinito é igual a 0.
Isso porque se você observar qualquer fação que seja divisível por 0 temos que ela tenderá ao infinito, não sendo possível determinar com exatidão o seu valor.

Em geral a tatuagem do infinito possui um significado espiritual referente a eternidade, algo que não teve começo e não terá fim. No misticismo e na matemática este símbolo é conhecido como lemniscata. Já para os gregos, simboliza a reflexão da recriação das coisas no universo.