Qual a diferença de ficha e fixa?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em ambos os casos, é possível notar que o adjetivo fixa traz o sentido de preso, pregado a algo ou a algum lugar. Ficha: Ficha é um substantivo feminino que tem por sentido peça de um jogo ou folha, papel de registro de algo.

Nota escrita com apontamentos e dados acerca de algo ou alguém; cadastro. Reunião das informações importantes sobre o percurso profissional e pessoal de alguém, ou tendo em conta à sua vida íntima.

Papel ou cartão com anotações ou indicações para consulta ou utilização posterior (ex.: ficha bibliográfica).

1 presa, pregada, firme, fixada, fincada, afixada, colada, cravada, cravejada, inamovível, irremovível, inarredável.

4 folha, formulário, registro, cartão, cadastro, documento, certidão, caderneta, livro, arquivo, verbete, prontuário.

Uma ideia fixa não permite diálogo. É um monólogo onde um fala e o outro resmunga aham (enquanto pensa em como sair de fininho). Deve ter um ímã criando um campo magnético que prende essa pessoa a um mesmo assunto.

O contrário de fixo é: 1 descravado, desencravado, despregado, solto, desatado, desprendido, desamarrado, desenlaçado, removível, amovível, deslocável, transferível.

É uma atitude resultante de insegurança e medo, que se caracteriza por necessidade de ter onde se apoiar, por precisar resolver as coisas o mais rápido possível. Geralmente esta atitude rígida é fruto da não aceitação do presente.

Tipos de Fichas

  • Ficha de citação direta.
  • Ficha de síntese.
  • Ficha de análise.
  • Ficha de experimento.

Para que serve a ficha
A ficha técnica serve para documentar o processo produtivo. Por consequência, a ficha técnica de produto é uma ferramenta de controle de qualidade e de custo dos produtos fabricados, já que ela permite a padronização da produção e o controle de materiais.

O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos das ideias principais de determinado texto. No fichamento, resumimos as ideias de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

A ficha de trabalho é uma forma para organizar a informação documentária usada nos trabalhos de investigação de qualquer tipo. Utiliza-se para compilar, resumir ou anotar os conteúdos das fontes ou dados utilizados na investigação.

Ficha Individual do aluno: é um documento anual obrigatório, no qual deverá constar: ano civil, nome do aluno, série, ciclo, nível, turma e turno que está cursando, indicando nota, conceito ou resultado da avaliação diagnóstica e ainda a apuração anual da freqüência do aluno.

“A ficha caiu” é uma expressão brasileira que usamos quando, após algum tempo, finalmente percebemos (ou entendemos) algo. A expressão tem sua origem nos antigos telefones públicos (orelhões) onde se usavam fichas para fazer a ligação.

FIXAS | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Que não é estável ou fixo: 1 desequilibrado, oscilante, movediço, móvel, infixo, móbil, flutuante, trêmulo, escorregadio, frouxo, bambo, lasso, suxo, solto.

A forma correta de escrita deste verbo é preencher, com duas vogais e:

  1. preencher o cheque;
  2. preencher o envelope;
  3. preencher a ficha;
  4. preencher a vaga;
  5. preencher o vazio;

Pra quem não conhece, é uma expressão usada quando você entende algo com atraso, ou quando lembra-se subitamente de algo...

Conjunto de informações escritas específicas sobre algo ou alguém, geralmente segundo critérios ou campos fixos.

Causas da obsessão
Acredita-se que a obsessão é resultado de causas biológicas, genéticas, psicológicas e ambientais. Enquanto alguns estudos apontam que esse transtorno é consequência de alterações cerebrais, outras pesquisas revelam que a pré-disposição genética tem influência nos casos de compulsão.

Voltando ao Emplasto Brás Cubas, o autor reconhece que tal projeto tornou-se uma ideia fixa, o que considera terrível: é algo que pode levar homens à morte, à loucura ou, quem sabe, à grandiosidade – e justifica essas possibilidades citando personagens históricos que tiveram suas “ideias fixas”.