Qual a diferença de fardamento e uniforme?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

industrial ou comercial utilizam uniformes. FARDAMENTO nada mais é do que o uniforme. completo.

O uso de uniforme nas empresas, nem sempre é bem aceito pelos funcionários, porém, acredite, faz toda a diferença. O uniforme agrega identidade ao trabalhador, torna-o parte do ambiente de trabalho e uma extensão da empresa, dentro ou fora dela.

Uniformes de segurança: obrigatoriedade por lei
O Ministério do Trabalho e Emprego possui a portaria 320, de 23 de maio de 2012, com a regulamentação dessas vestimentas. A NR 24 visa as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

Inclusive, os artigos 76 e 79, da Lei nº 6.880, de 1980, afirmam que os uniformes das Forças Armadas são privativos aos militares, os quais simbolizam a sua autoridade com os direitos que são próprios a eles.

Tipos de uniformes profissionais para trabalho
Os uniformes para trabalho se dividem em quatro categorias principais, sendo que cada um deles é melhor para funções diferentes. As quatro categorias de uniformes para trabalho são: uniforme operacional, casual, social e de visibilidade.

No geral, os uniformes operacionais são compostos de calças e jalecos, confeccionados em cores neutras, e que estão alinhadas com a identidade visual da empresa. Os tecidos dos uniformes operacionais podem variar.

Essa vantagem é muito ligada à identificação do seu time. Como falamos antes, os uniformes ajudam o cliente a se situar, ele entende quem está no espaço para atendê-lo sem necessidade de perguntar. Isso torna sua empresa mais organizada. Além disso, a padronização demonstra mais seriedade e cuidado com a empresa.

O fornecimento do uniforme tem que ser dado no primeiro dia de trabalho, ou caso tenha que tirar medidas e fazer ajustes, no máximo uma semana após começar a ter trabalhado. Os empregadores são obrigados por lei a fornecer uniforme e efetuar a troca, por conta do desgaste.

UNIFORME: é a roupa usado para padronizar os funcionários de uma empresa. Ele não se enquadra como um equipamento de proteção individual (EPI). VESTIMENTA: considerado um EPI, é um equipamento de proteção para o corpo, contra riscos específicos em diferentes atividades no ambiente de trabalho.

A diferença entre as misturas homogêneas e heterogêneas é que a mistura homogênea apresenta uma única fase, enquanto que a mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases. Cada fase irá apresentar um aspecto visual uniforme, e é assim que será identificada.

O uso do uniforme colabora muito para a segurança dos alunos . Além de ser importante para identificá-los dentro das unidades , possibilita o reconhecimento dos estudantes em possíveis situações de perigo fora delas.

Uso obrigatório de uniforme: responsabilidades do empregador
É de responsabilidade da contratante fornecer os uniformes aos contratados em quantidade suficiente, para que não sofram com a escassez do item. Dessa forma, os profissionais estarão sempre alinhados para o desempenho de suas atividades.

Está em lei: se o gestor determina a obrigatoriedade do uniforme, é ele quem deve arcar com os custos das peças, sendo responsável por fornecê-las, de maneira a permitir que o empregado tenha um uniforme principal e, pelo menos, um de reserva.

Sim, caso o funcionário não possa utilizar o uniforme no deslocamento e precise fazer a troca já na empresa, o entendimento é que esse tempo deve ser contabilizado no ponto. Como vimos, o empregador pode sim determinar o uso obrigatório do uniforme, entretanto deve realizar seu fornecimento.

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses.

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Adjetivos uniformes são aqueles que apresentam somente uma forma para o gênero masculino e para o feminino. Integram essa classificação, os adjetivos terminados em -a, -e, -l, -m, -ar, -or, -s, -z. Exemplos: Homem indígena - mulher indígena.