Qual a diferença de estratificação é castas?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A mobilidade é o aspecto que diferencia a estratificação por classe social da estratificação por castas, visto que no primeiro sistema, o indivíduo pode ascender socialmente de diversas formas, já que sua classificação é estritamente financeira, o oposto das castas indianas que elencam aspectos hereditários e ...

Introdução. Estratificação social é um conceito sociológico utilizado para classificar os indivíduos ou grupos a partir da análise das condições socioeconômicas. A estratificação social serve também como base para entender a configuração da sociedade em hierarquias e na formação das desigualdades sociais.

A estrutura social forma um sistema de organização da sociedade, através da inter-relação de fatores sociais, econômicos, políticos e entre outros. Já a estratificação social busca compreender como se formam estas classificações.

O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação.

As castas são uma forma tradicional de estratificação social, ou seja, uma maneira de dividir os indivíduos em grupos dentro de uma sociedade. A estratificação social é comum na maioria das sociedades, e podem ser feitas baseadas em preceitos econômicos, culturais, religiosos, entre outros.

Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.

Dispor em camadas superpostas ou estratos; acamar. [Figurado] Não mudar; manter-se imóvel; parar permanentemente numa determinada posição ou estado; estagnar-se: sua mente estratificou-se no século passado!

A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam. Fator que estabelece um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e deveres.

A estratificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc.

Ou seja, a estratificação social é a divisão de um povo conforme um elemento específico. Essa separação resulta na formação das camadas ou estratos sociais. Por exemplo, a sociedade de castas é dividida a partir de um caráter cultural: na Índia, a relação do indivíduo com deus é o foco da ordem social.

Usada para organizar os dados para análise, encontrar a raiz do problema e coletar elementos sobre o desempenho de um processo, há três tipos de estratificação: Tempo – os resultados do problema são diferentes de manhã, à tarde ou à noite?

Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe. A escravidão é uma forma extrema de desigualdade.

Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.

O estudo da estratificação horizontal mostra que estas escolhas são condicionadas so- cialmente, de modo que estudantes dos estratos socioeconômicos mais altos têm vantagens de acesso às instituições mais prestigiadas e campos educacionais com maior retorno socioeconômi- co posterior.

O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais, sendo em ordem de privilégio:

  1. Brahmins (criadores, professores e intelectuais)
  2. Kshatriyas (guerreiros e governantes)
  3. Vaishyas (fazendeiros e mercadores)
  4. Shudras (trabalhadores braçais)

1 naturezas, ordens, características, gêneros, marcas, classes, categorias, tipos, variedades, espécies, laias, estirpes, seções, sortes, classificações, cepas, jaezes, espécimes, especímenes.

O sistema de castas é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu.

A desigualdade social é a diferença existente entre as classes sociais ou castas dominantes e as classes sociais ou castas dominadas. Ao longo dos tempos, os sistemas econômicos e políticos das cidades foram criando mecanismos de distinção entre as pessoas.

Oficialmente, desde quando a Índia adotou uma constituição em 1950, o sistema de castas foi abolido em todo o território.