Qual a diferença de estar sozinho e ser sozinho?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A diferença entre sentir-se sozinho e estar sozinho está na maturidade de reconhecer-se como um ser de relação, não em uma relação de dependência, mas de liberdade, isto é, entender que o outro não é o único responsável pela sua felicidade. É a disponibilidade de vivenciar cada momento de uma forma singular.

Lembre-se sempre: ficar sozinho não é fuga, é um direito! A Inteligência Emocional te ajudará a entender isso com excelência e segurança. Além disso, você lidará com as suas emoções com racionalidade, evitando assim atitudes impulsivas.

Ficar sozinho permite que você priorize aquilo que você ama, o que é um ponto chave para desenvolvimento pessoal. Você só consegue ser uma pessoa melhor a partir do momento em que você se conhece e sabe o que gosta, o que não gosta, o que consegue adaptar e o que não é aceitável para você.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

Medite, mantenha um diário ou experimente coisas que o façam feliz. Conhecer suas forças únicas e aplicá-las em coisas maiores do que você mesmo (usar suas habilidades para algum tipo de trabalho voluntário, por exemplo) vai ajudá-lo a aumentar a sua felicidade. Aprenda o que desperta em você os sentimentos de solidão.

Primeiramente, essa fobia está ligada a ansiedade, que pode ser uma causa ou uma consequência da autofobia. Ademais, a fobia pode ser derivada da ansiedade social e da depressão. Outra coisa que pode levar a pessoa a desenvolver essa fobia é o abandono dos pais quando ainda criança.

"A solidão é perigosa e viciante. Quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas". Atribuída ao psiquiatra suíço Carl Jung, essa frase ganha um sentido todo especial em tempos de pandemia.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

O que é Autodidata:
As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.