Qual a diferença de escambo e estanco?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

estanco é o monopólio de uma atividade. econômica pertencente a uma coroa e ela pode ceder ou não esse direito de exploração. por meio de uma carta. de estanco bom escambo é a forma mais primitiva de comércio que existe porque escambo é a troca simples e direta de mercadorias sem o uso de dinheiro sem o uso de e o.

O escambo é uma forma de transação que foi muito utilizada em períodos como Idade Antiga e Idade Média. A prática do escambo antecedeu a monetarização da economia no planeta e consistia basicamente na troca de mercadorias entre duas partes. Assim, se dava quando acontecia uma transação sem o uso de moeda.

Estanco pode ser definido como uma forma de monopólio em forma legalizada. Escambo é a prática comercial em que não se utiliza moeda, praticada desde a antiguidade. O escambo era realizado por meio de trocas, de acordo com o que cada parte tinha a oferecer.

Também é conhecido por outros nomes populares como, por exemplo: ibirapitanga, paubrasilia, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.

O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.

Responsáveis pelo cumprimento dos interesses da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial.

2º estágio da moeda: Mercadoria
Após o estágio escambo, as pessoas começaram a utilizar suas mercadorias como forma de troca. Diferente do que ocorria antes, nessa época eles trocavam no pelo que ambos precisavam, mas considerando o valor e raridade da mercadoria.

Escambo é a troca de bens entre indivíduos sem qualquer moeda intermediária. Ou seja, um produto é trocado por outro, desde que ambas as partes estejam de acordo. Pode ser que os produtos não tenham um valor de mercado equivalente, mas os negociantes entendem que fazer o escambo vale a pena.

Câmbio de produtos e bens entre duas pessoas: 1 troca, transferência, permuta, comutação, permutação, barganha, escambo, transação, mutuação.

Escambo é o nome dado para um troca entre bens sem que para isso haja a necessidade de ter uma moeda intermediando. Nesse caso um produto é trocado por outro. Para isso as duas partes precisam estar de comum acordo. Um exemplo comum, trazendo para o século XXI, poderia ser a troca de um relógio por um smartphone.

O escambo foi de extrema importância, já que através dele a economia se desenvolveu até o estabelecimento do papel-moeda como intermediador nas negociações de mercadorias. Portanto, entender o significado de escambo, é uma forma de compreender a evolução da economia mundial até os dias de hoje.

Etapas do desenvolvimento do Escambo (1500 a 1580)

Entre suas características marcantes, estão: madeira vermelha, tronco e fruto espinhoso; folhas brilhantes, na cor verde-bandeira; flores amarelas vibrantes com miolos vermelhos; semente arredondada e achatada na cor marrom e casca acinzentada e descamante que revela sua cor, seu coração.

O pau-brasil era conhecido pelos índios brasileiros como ibirapitanga, termo no tupi que significa “árvore vermelha”. Esse nome faz menção a uma das mais importantes características da árvore: sua madeira no tom avermelhado.