Qual a diferença de epilação e depilação?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

A palavra depilação inclui as lâminas, aparadores de pelo e cremes depilatórios. O termo correto seria Epilação que diz respeito à retirada dos pelos desde sua raiz do bulbo piloso tornando assim o método de remoção dos pelos de efeito prolongado, com resultados mais duradouros.

A epilação com cera retira os pelos pela raiz em um processo caseiro ou realizado em clínicas de estética. A durabilidade da técnica é de pelo menos 20 dias. Tem boa durabilidade e baixo custo. Pode ser feita nas pernas, braços, rosto, axilas e virilha.

Em contrapartida à depilação, temos o que chamamos de epilação. Neste caso, o pelo é removido desde a raiz. É o que acontece quando usamos pinça para remover um pelo, por exemplo. A cera também faz esse processo de epilar, uma vez que “puxa” o pelo desde a raiz, arrancando-o por inteiro.

Benefícios da epilação facial:

  • Ativa a circulação do rosto.
  • Elimina células mortas promovendo uma leve esfoliação.
  • Ajuda na produção de colágeno.
  • Não promove flacidez ou queimaduras.
  • Contém vitamina E.
  • É 100% higiênico.

Como fazer:

  1. Apare os pelos com a tesoura;
  2. Deixe cair água morna na região, para dilatar os poros;
  3. Lave a região com sabonete íntimo ou neutro;
  4. Passe a lâmina delicadamente, no sentido do crescimento dos pelos;
  5. Limpe a lâmina a cada passada;
  6. Repita o passo 4 até a depilação ficar do jeito que você deseja.

Remove os pelos da virilha, lábios internos e externos, porém deixa uma pequena faixa de pelo no púbis. Essa depilação inclui ânus, cóccix, e a faixa de contorno.

A depilação hollywoodiana* é o máximo em que se pode chegar com a remoção de pelos íntimos, e é o estilo para quem não quer deixar nenhum pelo lá embaixo. Essa depilação remove todos os pelos das regiões íntimas femininas.

A depilação a laser íntima total é também conhecida em outros países como Brazilian wax e tem conquistado muitas adeptas ao redor do mundo. Como optar pelos métodos tradicionais como cera e gilete costumam causar muita dor e irritação na pele, a depilação a laser íntima é atualmente a melhor opção.

A epilação facial, também conhecida como egípcia, utiliza linha para a retirada dos pelos do rosto. Por retirar os pelos desde a raiz e não agredir a pele, esse processo garante uma duração prolongada, diferente dos feitos com cera e lâminas. Além disso, ela não causa a flacidez da pele.

Sendo assim, depiladora é aquela profissional que faz depilação em outras pessoas. Para isso, ela utiliza técnicas específicas e manuseia produtos e equipamentos adequados e esterilizados.

Entende-se como perianal toda a região que está situada ou que se forma na margem do ânus. Neste tipo de depilação serão eliminados os pelos localizados na lateral anal e no cóccix. A perianal é muito buscada por mulheres que desejam se livrar totalmente dos pelos na região íntima, e isso inclui a virilha e o ânus.

Contraindicações da depilação com cera
Além disso, também não é indicada para peles que estiverem com qualquer tipo de lesão, irritação, vermelhidão, ferida ou queimadura. No entanto, ela também não é indicada caso você esteja fazendo tratamento com qualquer tipo de ácido ou que estejam extremamente queimadas de sol.

4. Os pelos passam a crescer mais finos. Principalmente pelo fato de arrancar os fios pela raiz, a cera passa a enfraquecer os pelos não apenas adiando o seu crescimento e diminuindo a quantidade, mas também deixando os fios cada vez mais finos.

O laser pode agir tanto atraído pela melanina do pelo (laser de alexandrite), como pela hemoglobina que alimenta o pelo (laser ND:YAG). Quando a raiz do pelo é atingida pelo laser ela é eliminada definitivamente, e o pelo não volta mais a crescer. Por isso, é o método mais eficaz e duradouro.

A depilação com cera tem a vantagem de ser rápida e eficaz. O pelo demora mais a crescer e vai afinando ao longo do tempo. "Mas também tem desvantagens, como a dor, o processo inflamatório intenso que se cria, além de poder causar manchas", explica o dermatologista.

Para clarear a virilha de forma mais rápida existem ainda alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico, que promove uma descamação da pele, ou a luz pulsada, que melhora a oxigenação no local, mas que devem ser realizados por um dermatologista ou esteticista com formação especializada.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Um estudo nos EUA mostrou também uma preferência maior pela depilação completa”. A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens.