Qual a diferença de ensino médio e ensino médio profissionalizante?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A principal diferença é que enquanto o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno, com foco nas áreas do conhecimento, a profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho.

7 cursos técnicos e tecnológicos possíveis de se fazer no ensino médio

  1. Informática. ...
  2. Mecatrônica. ...
  3. Eletrotécnica. ...
  4. Administração. ...
  5. Segurança do Trabalho. ...
  6. Transações Imobiliárias. ...
  7. Mecânica.

COMO FUNCIONA O ENSINO TÉCNICO
O chamado Curso Técnico Integrado é aquele que pode ser feito com o Ensino Médio, de forma a substituí-lo parcialmente.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os cursos profissionalizantes se dividem em três níveis distintos: básico, técnico e tecnológico.

Se for uma profissão de nível superior, colocar a formação universitária, a pós-graduação ou os cursos complementares na ordem cronológica inversa; sendo um cargo de nível médio, colocar o ensino médio, o curso técnico geral e os cursos de aperfeiçoamento profissional específicos.

O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

Assim, a principal diferença entre as modalidades de ensino é que o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno e com foco nas áreas do conhecimento. Já o Ensino Médio profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho, principalmente nas áreas de tecnologia e indústria.

Leia abaixo algumas profissões que não exigem ensino médio:

  1. Profissional de serviços gerais. ...
  2. Profissional da mecânica. ...
  3. Vigia. ...
  4. Profissional de padaria. ...
  5. Auxiliar de construção. ...
  6. Profissional de costura. ...
  7. Profissional de açougue. ...
  8. Motorista de caminhão.

300 horas

Enquanto isso, os cursos profissionalizantes são mais rápidos, com duração que pode variar entre cerca de 20 e 300 horas, a depender do curso. Uma vez que esses cursos não precisam da aprovação do Ministério da Educação para serem ofertados, o aluno não recebe um diploma, mas sim um certificado de conclusão.

Para fazer um curso técnico em enfermagem, o candidato deve se enquadrar em uma das seguintes modalidades: Técnico Integrado e Concomitante: Se o estudante está iniciando ou já esteja cursando o ensino médio, ele pode procurar por instituições que ofereçam cursos técnicos integrados ou o concomitante em enfermagem.

Qual a forma mais rápida de terminar o ensino médio? O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

Denominados de cursos técnicos, destinam-se a pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.

O Ministério da Educação indica que não é necessário ter Ensino Médio completo para fazer um curso técnico. Eles podem ser feitos ao mesmo tempo, porém, para conseguir o diploma de conclusão do curso técnico, é preciso antes finalizar o Ensino Médio.

Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008 . Altera dispositivos da redação original da LDB, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.

Para fazer um curso de nível médio, é necessário ter concluído o ensino fundamental. Os estudantes podem fazer junto com o ensino médio ou após a sua conclusão. Já para cursar uma graduação, é importante ter o nível médio completo e prestar o vestibular.

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

A principal diferença entre o curso técnico e o profissionalizante é que o primeiro, após concluído, oferece um diploma de escolaridade de nível médio e o segundo não.

Para colocar no currículo a escolaridade incompleta, basta fazer o seguinte:

  1. Coloque esta informação na sua seção de educação;
  2. Informe o curso e o grau;
  3. Escreva o nome da faculdade;
  4. Coloque o quão longe você chegou no curso;
  5. Mencione 5 ou 6 habilidades ou conquistas.

A escolaridade no currículo pode incluir:

  • Faculdade;
  • Pós-graduação;
  • Mestrado;
  • Doutorado;
  • Cursos técnicos;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio.

Novo Ensino Médio e ENEM: o que muda? O Novo Ensino Médio estabelece uma formação geral básica articulada com a parte específica escolhida, o itinerário formativo. Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é organizado em competências e habilidades.