Qual a diferença de ensinar e educar?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Atualmente, diversas pessoas apontam que não é trabalho do professor educar as crianças. Professores acreditam que a principal diferença entre essas duas palavras é que ensinar significa transferir conhecimento, enquanto educação representa um conjunto de hábitos e valores.

Qual seria o papel do professor? Menciona, por assim dizer, duas dimensões relacionadas ao papel docente: INSTRUIR e EDUCAR. A ideia que está por trás do instruir tem a ver com toda relação do ensinar e do aprender. E ao termo educar associa-se o processo de formação humana.

O “Novo Dicionário AURÉLIO” (1975), traz como significados para ensinar: “transmitir conhecimentos a”, “educar”, “instruir”, “lecionar”, “dar aula”, enunciados que nos situam no campo do discurso pedagógico.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, ...

Educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada. É aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais, é preparar o cidadão para a vida. Educar é ensinar, é transmitir os conhecimentos, é instruir.

Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.

Ensinar é uma arte que requer paciência e empatia, principalmente quando se trata de orientar crianças. O pedagogo tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem, avaliando as aptidões.

O ato de ensinar é uma troca que se apoia no propósito de compartilhar um saber que será recebido segundo as vivências de cada um. Essa reflexão é relevante porque dá norte ao trabalho do professor, já que dá a ele a chance de pensar sobre o objetivo dessa função.

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

Educar é papel da família (pais, mães ou qualquer responsável que cuide da criança). É dentro do seio familiar que a criança aprende valores, o que é e como se deve utilizar o respeito, disciplina e outros conceitos passados dentro de casa.

Porque ser professor é aprender para ensinar; porque ser professor é ser dedicação, paciência e persistência; porque ser professor é ser mestre, é saber cativar e inspirar; porque ser professor é educar. A todos que dedicam sua vida a tão nobre e distinta profissão, um Feliz dia do Professor!

ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção” (FREIRE, 1998, p. 25). Ensinar pressupõe relação dialógica, na qual docente e discente interagem dialeticamente com perguntas e busca de respostas para a problematização em curso.

Transmitir conhecimentos: 1 lecionar, ministrar, doutrinar, instruir, praticar, informar, catequizar, erudir, ilustrar, iluminar, alumiar. Exemplo: Não é fácil ensinar a matéria para quem não a quer aprender.

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

O que é educar pelo exemplo? Primeiro, o ensino por meio do exemplo é um modo que pode ser visto em todos os níveis de educação da criança e espaços que a criança convive, dado que faz parte de uma vivência entre os filhos com os pais e outros pares.

Significado de Educado
adjetivo Que se educou; que recebeu educação ou ensino formal; instruído, ensinado.

Considerando os diferentes formatos educacionais, onde acontece o processo educacional, este trabalho busca discutir alguns conceitos e definições das diferentes modalidades de ensino como o da educação não formal, informal e formal.

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.