Qual a diferença de encefalite e meningite?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Meningite é uma inflamação das três membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). Encefalite é uma inflamação do cérebro. Meningoencefalite é uma inflamação do cérebro e das meninges. São doenças causadas por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.

As pessoas podem ter febre, cefaleia ou convulsões e podem ficar sonolentas, sentir-se dormentes ou confusas. Geralmente, é realizada a ressonância magnética da cabeça e a punção lombar. O tratamento envolve aliviar os sintomas e, às vezes, o uso de medicamentos antivirais.

Vários agentes infecciosos causam encefalite, como bactérias, parasitas, fungos e, sobretudo, vírus. Eles são transmitidos por via respiratória, gastrointestinal, por picadas de insetos e carrapatos e até por mordida de animais, como é o caso do vírus da raiva.

Alguns casos resolvem-se rapidamente e sem sequelas. Contudo, a encefalite pode ser grave, causando problemas permanentes ou mesmo morte. A fase aguda normalmente dura uma a duas semanas, desaparecendo depois a febre e os restantes sintomas de um modo gradual.

O tratamento é principalmente de suporte. Estes podem incluir: Antivirais (por exemplo, aciclovir intravenoso para encefalite por vírus do herpes simplex) para potencialmente ajudar a reduzir a duração da doença. Medicamentos esteróides: para diminuir a inflamação cerebral.

Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Sintomas da meningite bacteriana

  1. febre alta;
  2. rigidez da nuca;
  3. forte dor de cabeça;
  4. náuseas;
  5. dor no pescoço;
  6. manchas vermelhas na pele (característica apresentada na meningite meningocócica).

MENINGITE SINTOMAS:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez de nuca;
  • Mal-estar por conta da meningite;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Sensibilidade extrema à luz (fotofobia);
  • Confusão mental.

Tomografia computadorizada ou ressonância magnética
Esses exames detectam alterações na estrutura do cérebro.

Encefalite tem cura. No entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível a fim de evitar sequelas como paralisia muscular, dificuldades na fala e audição, epilepsia, movimentos musculares involuntários, problemas de aprendizagem e memória e alterações visuais.

A encefalite pode causar uma morte rápida se não for diagnosticada e tratada precocemente. Sobreviventes de encefalite comumente sofrem consequências neurológicas, que podem ser de longo prazo ou até mesmo permanentes.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.