Qual a diferença de elu e Ilê?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os pronomes neutros "elu (s)" e "ile (s)" são os mais famosos. "Elu" e "ile" têm o mesmo significado. A escolha entre um e outro é uma escolha pessoal. As frases "ela é minha amiga" e"ele é meu amigo", no feminino e no masculino, respectivamente; em uma linguagem neutra de gênero fica "elu é minhe amigue".

A resposta é “ILE”. I-L-E. Eu sou “ILE”. E quando se fala “DILE”, usado também para qualquer pessoa cujo Pronome de Preferência (ou PGP, na sigla em inglês) é “ILE”, não se sabe quem é.

Além de elu/delu, pode-se utilizar os pronomes ile/dile, também neutros e na mesma lógica. As duas combinações seriam a versão equivalente ao uso dos pronomes da língua inglesa they e them, comumente utilizados por pessoas não-binárias, como Demi Lovato, Sam Smith e Brigette Lundy-Paine.

Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

De acordo com a professora Fabiana, não é recomendável que os estudantes utilizem o pronome neutro na redação do Enem. Isso porque essa escolha pode gerar penalizações na competência 1, que trata sobre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

O ideal é sempre perguntar e falar sobre quais nomes e pronomes a pessoa gostaria de ser chamada. No entanto, basicamente, você pode utilizar os pronomes “ele” e “dele” para indivíduos que se identificam como homens trans, e “elu” e “delu” para aqueles que se identificam como não binários.

Ela permite que pessoas que não se sentem representadas nem pelo gênero masculino, nem pelo gênero feminino, possam se sentir mais incluídas. A linguagem neutra tem como objetivo ser um movimento social e trazer transformação.

-Irmão / Irmã. —-> Irmane.

Este sistema é usado por padrão pela associação portuguesa de jovens LGBTI e apoiantes rede ex aequo, já foi usado em vídeos no canal do YouTube da Google Brasil, apareceu em notícias televisivas brasileiras e já por várias pessoas não-binárias e outras no seu dia-a-dia.

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.

Uma outra característica da nossa língua, ainda, é que sempre adotamos o gênero masculino ao referir a algo genérico ou plural. Os alunos e alunas do Sigma, dessa forma, são simplesmente “os alunos”, assim como os professores e professoras são “os professores”.

Significado de Ilê
substantivo masculino [Folclore] Casa de candomblé; terreiro de candomblé; roça de candomblé.

Na forma mais tradicional o ilê é um salão espaçoso, que podem ser encontrados em formato de círculo, onde no centro encontramos um pilar, chamado de 'Ari Axé', nesse espaço acontece as festas públicas, onde os filhos de santo em transe com os Orixás se apresentam para toda a comunidade.

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.

O pronome neutro é aquele isento de indicação de gênero, geralmente usado para se referir a pessoas não binárias. O seu uso depende do direito de escolha da pessoa, podendo optar pelo uso de pronomes como “elu/delu” ou mantendo aqueles com indicação de gênero.

Sigla ELX significa Electronic Luxe Extra: versão eletrônica de luxo extra (Foto: Divulgação) Os nomes dos carros normalmente são acompanhados por uma sigla, algumas mais conhecidas, como 4X4 e GT, outras nem tanto.

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro. Porque colocar She Her no Instagram? Por exemplo, uma mulher que se identifica como tal pode exibir “ she / her ”, os pronomes femininos em inglês.

Aula de ingles voce aprende agora Simple Present com he (ele), she (ela), it (isso) e ve que no affirmative colocamos o s no final do verbo, como por exemplo She speakS English (Ela fala ingles) e no negative usamos o doesn't para negar como He doesn't exercise in the morning (Ele nao se exercita de manha).