Qual a diferença de eletrização por contato e atrito?

Perguntado por: nfarias5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Existem três tipos de eletrização: contato (quando um corpo carregado eletricamente toca em outro corpo); atrito (quando dois corpos eletricamente neutros se atritram); e indução (quando um corpo neutro se aproxima de um corpo carregado e depois o segundo se conecta a um fio terra).

Os processos de eletrização dos corpos podem ocorrer de três formas: por contato, por atrito ou por indução. Nesses processos, os corpos podem receber ou doar elétrons. Raios são a principal consequência do processo de eletrização por indução.

A eletrização por atrito está bastante presente no nosso cotidiano. Vejamos alguns exemplos: Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.

O experimento se dá pelo processo de atritar o canudinho com papel higiênico (eletrização por atrito).

7-Porque não conseguimos eletrizar por atrito um corpo condutor, segurando-o diretamente com a mão. R: O corpo condutor tem poucos elétrons, mas quando nós seguramos com a mão o corpo condutor aumenta seus elétrons assim dificultando a eletrizacão.

Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome.

Um exemplo de eletrização por indução é a ocorrência de raios. Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície.

Em física, força de contato é a força gerada no ponto de contato entre dois corpos, sendo assim, quando o contato é encerrado, a força deixa de agir sobre o corpo. Assim como todas as outras forças, esta é regida pela Segunda Lei de Newton, porém ocorre apenas quando estes objetos encontram-se em contato direto.

Como o próprio nome sugere, a eletrização por atrito ocorre quando dois ou mais corpos isolantes (isto é, que não conduzem eletricidade) são esfregados um contra o outro. Quando os corpos são atritados, há a transferência de energia para os elétrons desses materiais.

Se ligarmos um corpo condutor eletrizado negativamente à Terra, haverá escoamento de elétrons deste para ela , até que a sua carga elétrica se anule. A explicação é simples: o corpo eletrizado negativamente tem potencial negativo em relação à Terra.

Em palavras, a lei de Coulomb estabelece o seguinte: a interação eletrostática entre duas partículas carregadas origina forças mútuas de módulo proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

A atração é favorecida devido a formação dos dipolos. Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizará, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza por atrito. É importante ressaltar que para se conseguir uma boa eletrização, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos.

Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize.

Um pente eletrizado atrai um pequeno pedaço de papel porque uma força atrativa entre as cargas opostas mais próximas se iguala a força repulsiva entre as cargas de mesmo sinal mais afastadas.

O desvio ocorre porque o canudo, ao atritar com o pedaço de papel, fica eletrizado com cargas positivas. Como as moléculas de água são formadas por dipolos elétricos, ao aproximar o canudo do filete de água, a força elétrica se manifesta.

Se ambos os canudinhos são atritados com o mesmo material (papel ou tecido), eles ficam igualmente eletrizados e se repelem.

A régua pode atrair pequenos pedaços de papel por. meio da eletrização por atrito. Os papéis são considerados neutros, enquanto a régua. eletrizada por meio de atrito estará negativamente.

É o seguinte: quando você esfrega a caneta no cabelo, o atrito provoca o que a gente chama de eletricidade estática! É ela que faz o papel se mexer quando você aproxima a caneta!

Resposta verificada por especialistas
A pele dos animais é mais positiva eletricamente falando do que a madeira, então a madeira irá perder elétrons para a pele do gato, eletrizando ela.

Ao atritar dois materiais, um deles ficará eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons e ficará com falta, já o outro ficará eletrizado negativamente, pois estará com excesso de elétrons.