Qual a diferença de educação formal e não formal?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Geralmente, a diferença entre formal, não formal e informal é estabelecida tomando por base o espaço escolar. Dessa forma, ações educativas escolares seriam formais e aquelas realizadas fora da escola não formais e informais.

A educação formal está ligada às escolas e instituições de formação; não formal com grupos comunitários e outras organizações; e informal cobre o que resta, por exemplo. interações com amigos, familiares e colegas de trabalho.

ESCOLA E NA SOCIEDADE
A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.

A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento.

Todo ato jurídico ou título cuja forma não é especial, mas de livre escolha da parte.

A aprendizagem é realizada por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem na forma prática e não somente com um currículo organizado, como no ensino formal. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo.

Os chamados espaços não-formais são ambientes em que ocorrem diversas atividades interativas que são realizadas com a participação dos visitantes, como por exemplo os museus, que podem contribuir positivamente com o ensino, visto que são locais com muita diversidade de informações.

A Educação Não-Formal, vem tomando forma e espaço historicamente e se tornando um instrumento essencial na dialógica dos saberes, abrangendo uma dimensão de conhecimentos que vão além dos conteúdos formais.

De acordo com o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, de 1996, abriu caminho institucional aos processos educativos que ocorrem em espaços não formais ao definir a educação como aquela que abrange Page 3 11 Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 - 2020 “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na ...

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

"Os processos de educação formal, que têm como objeto o conhecimento científico, são importantes para o desenvolvimento humano e tem peculiaridades que, diferentes da formação informal, promovem um tipo de desenvolvimento que, fora desse processo de educação formal, seria difícil de acontecer", detalhou.

A educação formal é uma educação institucionalizada, ocorre em espaços sistematizados, suas atividades são assistidas pelo ato pedagógico e preocupa-se com a aquisição e construção do conhecimento que atendam as demandas da contemporaneidade, nas diferentes disciplinas escolares.