Qual a diferença de duplo sentido e ambiguidade?

Perguntado por: ataveira7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor. Aparece muitas vezes na publicidade. Além disso, piadas, anedotas e outros textos humorísticos também trabalham com o duplo sentido.

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.

O que é uma frase ambígua? De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

Duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.

Há alguns tipos mais recorrentes de ambiguidade, como aqueles envolvendo o uso de pronomes possessivos, sintaxe inadequada, formas nominais de verbos ou a conjunção “que”. A ambiguidade pode ser tanto um recurso estilístico quanto um desvio de linguagem, dependendo da intenção que se tem.

O que é ambiguidade? De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

15 sinônimos de ambiguidade para 2 sentidos da palavra ambiguidade: Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Ambiguidade ou Anfibologia
Ambiguidade é uma figura de linguagem muito utilizada no meio artístico, de forma poética e literária. Porém, em textos técnicos e redações ela é considerada um vício (e deve ser evitada). Ela ocorre quando uma frase fica com duplo sentido, confundindo a interpretação.

A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.

Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos.

Ambiguidade é má interpretação do texto ou frase, causando duplo sentido. Ela se constrói através do uso indevido de pronomes possessivos.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

Para evitar que frases desse tipo se tornem ambíguas é importante evitar o uso do pronome seu ou sua. O mais indicado é usar dele ou dela, confira abaixo: “Fernanda pediu a César que pegasse o casaco dele/dela na sala”.

A psicanálise caracteriza a personalidade ambígua como um tipo peculiar de identidade ou de organização do ego, onde existem múltiplos núcleos que não se integram e que podem, por isso mesmo, coexistir e se alternar sem que isso implique, para o sujeito, confusão ou contradição.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.