Qual é a diferença entre domicílio e residência?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

A residência exige o intuito de permanência. Um indivíduo pode ter varias residências. Já o Domicílio, conforme definição do dada pelo Código Civil, pode ser o local onde a pessoa estabelece sua residência definitiva, ou local onde a pessoa exerce suas atividades profissionais. Uma pessoa pode ter vários domicílios.

Por regra, pelo que consta do art. 70, do CC o domicílio é o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo. Ocasionalmente, a pessoa pode possuir dois ou mais locais de residência onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas (art. 71, do CC).

Residente é a pessoa que reside num determinado lugar, ou seja, que mora, tendo residência num determinado lugar. Domiciliado é a pessoa que fixou o seu domicílio numa determinada residência.

Pessoas ou grupo de pessoas sem residência fixa são chamadas de Nômades.

No conceito de domicílio estão presentes dois elementos: um subjetivo e outro objetivo. O elemento objetivo é a caracterização externa do domicílio, isto é, a residência. O elemento subjetivo é aquele de ordem interna, representado pelo ânimo de ali permanecer.

§ 8o Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre. Art. 8o Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a lei do país em que estiverem situados.

Domicílio particular
Permanente - quando construído para servir, exclusivamente, à habitação e, na data de referência, tinha a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas; ou. Improvisado - quando localizado em edificação (loja, fábrica etc.)

As pessoas jurídicas de direito público interno têm por domicílio a sede de seu governo. O domicílio da União é o Distrito Federal; dos Estados, as respectivas capitais; e do Município, o lugar onde funcione a administração municipal.

É correto afirmar sobre o domicílio. A pessoa física tem por domicílio o lugar onde ela exerce a sua atividade econômica. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela elegeu para as relações que lhe corresponderem. O domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, será o lugar onde for encontrada.

A maior parte da população do país mora em imóvel próprio: 7 em cada 10 brasileiros, segundo Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha. Deste total, 62% vivem em domicílios quitados e 8%, em financiados.

Quem reside ou quem mora, reside ou mora EM algum lugar. Nessa perspectiva, o correto é usar “residente e domiciliado na rua, na praça, no bairro, na fazenda, em Brasília, em Portugal”.

A declaração de residência tem a finalidade de comprovar o endereço de uma determinada pessoa, o chamado declarante, que não possui nenhuma espécie de documento para comprovar o endereço do local que reside.

Em um comprovante de residência, além do seu nome completo, é necessário ter o seu RG, CPF e o endereço da moradia. Só assim é possível confirmar a veracidade das informações.

adjetivo Que reside, tem residência em: estrangeiros residentes no Brasil. Que reside na própria empresa ou na companhia em que trabalha. [Medicina] Que faz residência; que permanece por obrigação no lugar em que trabalha.

substantivo feminino Moradia fixa em determinado lugar; casa, apartamento. Lugar em que alguém habita, vive; domicílio, casa, lar, morada.