Qual a diferença de dois-pontos e ponto e vírgula?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os dois-pontos são uma breve pausa que inicia um período ligado ao anterior, enquanto o ponto e vírgula servem para indicar uma pausa mais prolongada, com períodos relacionados, mas menos dependentes entre si.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Resumo sobre dois-pontos
Indicam uma pausa breve antes de citação, explicação ou enumeração. Assim como eles, o ponto e vírgula pode ser usado em uma enumeração. São caracterizados pela interrupção em uma frase ainda inacabada. Também podem ocorrer antes de uma fala ou para indicar uma oração apositiva.

O ponto e vírgula ( ; ) é um sinal de pontuação utilizado para indicar uma pausa que seja maior que a vírgula e menor que o ponto final. Geralmente é usado na separação de orações extensas, em discursos que já contém grande número de vírgulas e nas listas.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Enumerações de palavras que devem ser escritas com letras minúsculas, a exemplo de substantivos próprios; Enumerações com frases longas ou períodos compostos; Quando ocorre mudança de parágrafo, comum em discursos diretos; Em citações.

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação. É usado para assinalar uma pequena pausa numa frase que não está concluída.

Os sinais de pontuação são:

  • ponto-final;
  • ponto de interrogação;
  • ponto de exclamação;
  • dois-pontos;
  • vírgula;
  • reticências;
  • travessão.

A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.

A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra geral, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou. Exemplo: Objetivos, conteúdo, método e recursos didáticos compõem um plano.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Ponto (.): pausa de longa duração que indica o final do período e é usado em abreviações. Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura.

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula. No Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa não existe qualquer referência à conjunção; leia-se: «O ponto-e-vírgula representa maior pausa do que a marcada pela vírgula.

O ponto de exclamação é um sinal usado para indicar entonação exclamativa, podendo variar entre tons de surpresa, alegria, raiva, dor, entre outros. Também é usado em interjeições ou em algumas orações imperativas.

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.