Qual a diferença de direção defensiva e preventiva?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco. Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

O conceito de direção preventiva
Entre elas, ser gentil com as outras pessoas (tanto motoristas e motociclistas quanto pedestres) e não utilizar o celular enquanto estiver dirigindo.

Um condutor que pratica a direção preventiva reduz significativamente o risco de se envolver em acidentes gerados por essas causas. Afinal, entende a importância da atenção e do respeito à legislação para a sua segurança e dos demais.

(Customizado): NR-11 – Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.

Na resolução nº 168 do Contran foi determinado que as autoescolas deveriam ser obrigadas a dar o curso direção defensiva na formação de condutores. O curso deve ser dado para condutores de veículos de duas rodas ou mais, como carros, ônibus, caminhões e veículos de mineração, por exemplo.

Principais tipos de direção defensiva
Preventiva: é quando o motorista antecipa os riscos. Para tanto dirige com atenção, avalia condições de trafegabilidade e seu próprio estado físico e mental; Corretiva: procedimentos que são utilizados quando o motorista precisa agir com rapidez para evitar perigos.

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.

Novas mudanças nas regras de trânsito
As recentes mudanças que os motoristas precisam se atentar estão relacionadas a três importantes tópicos que são eles: o efeito suspensivo da carteira de motorista, a aplicação de multa peso dois e uma para os caminhoneiros quanto a multa por excesso de carga.

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados, para apenas três modos de apitar: um silvo breve significa siga; dois silvos breves, pare; e um silvo longo determina que se ...

Atenção difusa: focar em paisagens e/ou atividades que não só a direção.

A maior parte das questões sobre Direção Defensiva da prova do DETRAN aborda condutas que não estão previstas na legislação, mas que são baseadas no comportamento seguro e cordial no trânsito.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto. Ele fica atento à frente do carro, mas se esquece das laterais, retaguarda e indicações do painel, por isso é uma conduta errada.

Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Proteger, prevenir e antecipar. De certo modo, esses são os principais fundamentos da condução defensiva, que orienta o motorista a realizar uma pilotagem mais calma, tolerante e, sobretudo, cautelosa. Normalmente, essa é uma disciplina ensinada nos próprios Centros de Formação de Condutores — as autoescolas.

E, pra contornar os perigos, é importante praticar a direção defensiva no trânsito. A direção defensiva vem pra ensinar ao motorista a identificar situações adversas, a evitar acidentes e a estar preparado pra tomar decisões que garantam a segurança dos passageiros e das demais pessoas no trânsito.