Qual a diferença de dimeticona e simeticona?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O que é a simeticona (dimeticona)? A simeticona (dimeticona) é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. A dimeticona é um polímero de nome químico poli (dimetilsiloxano). Age no estômago e intestino pela alteração da tensão superficial dos gases, provocando a união das bolhas.

LUFTAL, cujo componente ativo é a simeticona, é um silicone antiespumante com ação antiflatulenta, que alivia o mal estar gástrico causado pelo excesso de gases.

A dimeticona é uma substância fisiologicamente inerte com ação antiflatulenta. Age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa.

A dimeticone é um ingrediente hidratante suave e eficaz para o rosto e o corpo. O que ajuda a fornecer benefícios suavizantes duradouros, ideais para áreas propensas a pele seca e áspera, como joelhos, cotovelos, mãos e pés, que podem apresentar problemas de pele como eczema.

Assim, dimeticona e simeticona apresentam aplicações diferentes; a nomenclatura correta para o fármaco antiflatulento é simeticona. Apesar disso, no Brasil, ainda é comum o uso dos dois termos como sinônimos, porém, isso é feito erroneamente. Press:2003.

Não existem recomendações especiais sobre o uso de simeticona. Não existem recomendações especiais para pacientes idosos ou crianças. Não utilize dose maior que a recomendada. A dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 60 gotas para uso pediátrico até 12 anos.

Resumos. OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

O Genérico do Luftal é receitado no tratamento de flatulência no aparelho digestivo. A Simeticona, princípio ativo do medicamento, atua no estômago e no intestino, aliviando a dor e inchaço causados pelos gases. O medicamento também é usado, sob prescrição, em pacientes antes de exames médicos.

LENCO UMED INTIMUS C/16.

Antigases Luftal Gotas de 75mg/ml Simeticona é um medicamento indicado para aliviar o excesso de gases no aparelho digestivo, aliviando dores, estufamentos e desconfortos abdominais. Utilizado também na preparação para alguns tipos de exames. Uso adulto e pediátrico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento. Não são conhecidas interações de simeticona com outros medicamentos ou alimentos.

Posologia. Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições. Você deve engolir o comprimido com um pouco de água. As doses podem ser modificadas à critério do médico.

Para pessoas adultas, as doses variam de 1 comprimido de 40 mg a 1 comprimido de 150 mg, uma cápsula de 125 mg ou 30 gotas (GOTAS PARA ADULTO), tomadas 3 vezes ao dia, junto com as refeições.

Dimeticona + Hidróxido de Alumínio + Hidróxido de Magnésio (substância ativa deste medicamento) é um medicamento composto por hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e simeticona, utilizado no tratamento dos sintomas da azia associada ao refluxo gástrico, esofagite de refluxo, hérnia de hiato, hiperacidez e ...

Simeticona atua no estômago e no intestino diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas. Ainda dificulta a formação destas bolhas e leva à formação de bolhas maiores, facilmente expelidas. A ação do medicamento acontece normalmente de 10 a 30 minutos após sua ingestão.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Você não deve utilizar SIMETICONA se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Não use SIMETICONA se você apresentar algum dos seguintes sintomas: Distensão abdominal grave (grande aumento do volume abdominal); Cólica grave (dor na barriga de forte intensidade);

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Simeticona maior do que a recomendada? Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas. Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal.

Causas da produção de gases: - Lactose (açúcar do leite); - Frutose (açúcar das frutas); - Obesidade – a gordura comprime os órgãos, dificuldade de respirar e mastigar; - Problemas digestivos, ortodônticos e má formação da face; - Hábito alimentar inadequado – alimentação rica em frituras e produtos embutidos - ...