Qual a diferença de desculpar e perdoar?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O Perdão nos diz 'ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão […] Já a Desculpa fala 'eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado'. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão.

Se o sujeito enunciador pretender pedir desculpa por um ato que praticou, deverá escrever ou dizer «Peço imensa desculpa»; contudo, se tiver praticado mais de um ato desagradável, deverá expressar-se: «Peço imensas desculpas». A diferença está em decidir se ele quer utilizar o singular ou o plural, mediante o contexto.

6 dicas para te ajudar a pedir desculpas do jeito certo

  1. 1- Seja sincero e reconheça o erro. ...
  2. 2- Não minimize a dor do outro. ...
  3. 3- Não peça desculpas só para ficar bem. ...
  4. 4- Mais que falar, é preciso agir. ...
  5. 5- Sem "desculpe, mas…" ...
  6. 6- Seja realista: pedir desculpas é só o começo.

O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

Sinônimo de desculpa

  1. Perdão: 1 indulto, indulgência, perdão, absolvição, vênia, clemência.
  2. Arrependimento: 2 contrição, arrependimento, lamentação, pesar.
  3. Justificativa: 3 justificativa, escusa, justificação, motivo, razão.
  4. Falsos motivos: 4 pretexto, evasiva, rodeios, subterfúgio.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Muitas vezes, temos dificuldade de receber o perdão. A pessoa se humilha, arrepende-se do que fez, pede perdão, mas o outro, tão preso em suas emoções, amarguras, feridas e mágoas, não consegue perdoar. Isso também é destrutivo, porque a questão está no conseguir superar o sentimento produzido.

Perdoar é reconhecer que alguém errou contra você, contudo, optar em deixar o rancor de lado em relação a essa pessoa. O perdão é um ato de decisão no que se refere às questões internas que perturbam a paz de um indivíduo.

A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.

Olhar nos olhos da pessoa, mostrar uma expressão facial sincera e se colocar em uma postura que mostre abertura (sem os braços cruzados e encarando a pessoa de frente) também ajudam na hora do perdão.

Agradeça à pessoa pelo pedido de desculpas.
Seja sincero na hora de ouvir o que a pessoa diz. É correto e normal esperar um pedido de desculpas sincero, mas você também tem uma responsabilidade: escutar com atenção ao que a pessoa fala. Não a interrompa, não a critique e nem comece uma discussão durante esse processo.

Seja claro ao mostrar arrependimento, ou seja, deixe explícitas as sentenças “me desculpe por...”, “peço perdão por...” “eu me arrependo de...”. 2. Explique o que ocorreu de errado e detalhe como e por que cometeu a falha.

Expresse remorso pelo erro, peça desculpas
Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa".

Como pedir desculpas

  1. Escute as razões que deixaram a pessoa magoada.
  2. Não queira ter a razão.
  3. Tome a responsabilidade para si.
  4. Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente.
  5. Explique o que você estava pensando no momento do erro.
  6. Não culpe as circunstâncias.
  7. Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa.