Qual a diferença de deportação e expulsão?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A deportação é usada para remover indivíduos que violaram as leis de imigração, enquanto a expulsão é usada para remover indivíduos que violaram as leis criminais ou civis. A extradição, por sua vez, é usada para garantir que os indivíduos que cometeram crimes em outro país sejam responsabilizados por suas ações.

A Expulsão consiste em medida coercitiva de caráter discricionário de um Estado, levada a efeito em face do “estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência ...

1. ato ou efeito de deportar, de expulsar ou banir (alguém) de um país, grupo, comunidade, etc.

A deportação é o processo legal em que uma pessoa é forçada a sair de um país e retornar ao seu país de origem ou a outro país em que ela possa ter permissão de residência. A deportação é geralmente aplicada a pessoas que estão em um país de forma ilegal ou que violaram as leis de imigração desse país.

A deportação é o processo de remoção do imigrante irregular ou de imigrante regular que tenha cometido crime.

A deportação afasta o estrangeiro do país, mas não impede seu regresso, de forma regular. Exige-lhe a Lei 6815/80 que para retornar ao Brasil, o deportado deverá ressarcir ao Governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportação.

“É permitido ao Poder Executivo expulsar do território nacional os súditos estrangeiros perigosos à ordem pública ou nocivos aos interêsses da República”.

A deportação é instrumento adequado para expelir estrangeiro que tenha entrado no território nacional de modo irregular, clandestino ou ainda daquele que tenha entrado de modo regular, mas, cuja situação dentro de território nacional tenha se tornado irregular.

65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. Parágrafo único.

A deportação, independentemente do país, costuma funcionar sempre da mesma maneira. Para que ocorra, basta que o imigrante esteja em situação irregular e não se retire do território voluntariamente dentro do prazo fixado (geralmente designado por meio de uma carta).

O recorde mundial era atribuído a Giuseppe Lorenzo, do Bologna, que, em uma partida contra o Parma, em 1990, havia sido expulso em apenas dez segundos.

A extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido. A expulsão ocorre depois de cumprimento de pena, quando o estrangeiro comete algum ato ilícito no país.

A lei 6.815/80 determina que o estrangeiro com entrada ou estada irregular no Brasil seja retirado compulsoriamente do país, seja para o país de origem ou outro que consinta em recebê-lo, além de cominar multa da qual o pagamento é condição de permissão de regresso ao país.

Departamento de Polícia Federal. Presidente da República, podendo ser delegado ao Ministro da Justiça. pelo STF, cabe ao Presidente da República decidir, de forma discricionária, sobre a entrega, ou não, do extraditando ao governo requerente.

A deportação afasta o estrangeiro do país, mas não impede seu regresso, de forma regular: para retornar ao Brasil, o deportado deverá ressarcir ao governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportação. Assim, este não é um ato com finalidade punitiva, mas apenas de regularização da situação do indivíduo no país.

Como regra, a deportação pode ter como causa o uso de documento de viagem ou visto de entrada falso, o exercício de atividade profissional incompatível com o visto de entrada, a permanência além do prazo facultado no visto de entrada ou a violação de condição para permanência (por exemplo, mudança da atividade ...

O próprio estrangeiro deverá arcar com os custos da deportação, em caso de não tiver recursos, o tesouro nacional irá arcar com as custas, e o estrangeiro só poderá voltar ao Brasil depois de ressarcir as despesas ao tesouro nacional.

Todo turista barrado na imigração tem direito a saber quais os motivos e a telefonar para o representante do Consulado do Brasil no país (veja aqui a lista de telefones para emergências de brasileiros no exterior) ou para o Núcleo de Assistência aos Brasileiros, um setor do Ministério das Relações Exteriores ...

Caso você seja deportado ou expulso do país, seu passaporte fica marcado e você fica impedido de entrar na União Europeia.

OU sigas os passos abaixo:

  1. http://www.ice.gov.
  2. Localize "Popular Topics" e clique em "Immigration"
  3. Clique em "Detainee Locator"