Qual a diferença de coprodutos e subprodutos?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Embora os coprodutos sejam normalmente resultados planejados e desejados do processo de fabricação, eles também podem ser usados como ingredientes em outros processos de produção. Os subprodutos são materiais de valor de que são produzidos como resíduo ou incidente do processo de produção.

Subproduto: são resultados não primários do processo produtivo que ainda tem aproveitamento econômico. As empresas costumam chamar de sucata, que pode ser vendida ou reaproveitada no processo produtivo. Produto intermediário: é aquele necessário ao processo produtivo, mas que não se integra ao produto final.

Subprodutos – são produtos que emergem do ponto de separação e cujas vendas são relativamente pequenas se comparadas às vendas dos produtos principais.

O subproduto é um produto secundário gerando durante o processo produtivo que pode ter aproveitamento econômico sendo vendido ou reutilizado no processo produtivo, ou ser considerado um resíduo a ser descartado sem nenhum aproveitamento econômico. Exemplos de subprodutos são: Aparas plásticas na fabricas de bobinas.

Embora estes termos pareçam sinônimos, eles apresentam algumas diferenças: resíduo é aquilo que procede de um produto original, mas que não é de utilidade, enquanto subproduto é tudo aquilo que tem uma utilidade particular.

Com o processamento de derivados lácteos, são obtidos 3 principais subprodutos: o soro de leite, as proteínas do leite e o leitelho, sendo estes utilizados como ingredientes em novos produtos e que vem sendo tendência no mercado de lácteos.

Os subprodutos mais importantes são: o bagaço, a vinhaça (também chamado de vinhoto ou restilo), a torta de filtro, a levedura.

Os subprodutos de origem animal, representados pelas farinhas de carne, ossos, penas, vísceras e até sangue são uma valiosa matéria-prima para a alimentação animal, sendo capazes de fornecer energia, proteínas, vitaminas e minerais.

Tipos de produtos
produtos ao consumidor (ou bens de consumo) - usados por usuários-finais. produtos industriais - usados na produção de outros bens. bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo. bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato.

A classificação parte da posição, nota de seção e capítulo de um produto; Uma mercadoria pode ser classificada em mais de uma posição, prevalecendo a mais específica; Produtos que sejam misturados devem ser classificados de acordo com a matéria ou ingrediente que confere sua principal característica; Entre outros.

O custo de produção é calculado a partir da soma do custo da matéria prima, no qual são incluídos os valores do frete e impostos, do custo da mão de obra direta junto com o custo indireto de fabricação.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Entre os derivados de petróleo produzidos em refinarias em colunas de destilação fracionada, os mais importantes são óleo diesel, gasolina, nafta, querosene e óleo combustível, entre muitos outros.

A partir do grão de soja são obtidos diversos subprodutos, tais como farinha, farelo, proteína texturizada e óleo, constantemente utilizados em formulações de alimentos como biscoitos, pães, chocolates, entre outros.

Custeio RKW (Reichskuratoriun fur Wirtschaftlichtkeit) é um processo de fixação de preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.

O ponto de separação é o ponto no qual os produtos conjuntos se tornam separados e indentificáveis”. Assim, quando no processo fabril ocorre em um determinado ponto o surgimento de mais de um produto, evidencia-se o fenômeno da produção conjunta.

Custos Semifixos
Correspondem a custos que são fixos em determinado patamar, passando a ser variável quando esse patamar for excedido. Exemplo: à medida que o volume de produção vai crescendo na escala produtiva, são necessários mais supervisores de produção.

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

São resíduos gerados pelo setor industrial e fábricas, normalmente composto por sobras de matéria-prima, vidros, metais, óleos, produtos químicos, borrachas, tecidos, madeiras etc; depende do segmento da indústria em si.

Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos - perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Já o composto lácteo é resultado da mistura do leite em pó com substâncias alimentícias lácteas, como soro de leite, leite fermentado, manteiga e creme de leite, e substâncias não-lácteas, como açúcares, edulcorantes nutritivos, chocolate, café e frutas.