Qual a diferença de conversão e retorno?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Segundo o Anexo I do CTB, conversão é o “movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo”, enquanto que retorno é definido como “movimento de inversão total de sentido da direção original de veículos”.

Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita nos locais para isto determinados, quer por meio de sinalização, quer pela existência de locais apropriados, ou, ainda, em outros locais que ofereçam condições de segurança e fluidez, observadas as características da via, do veículo, das condições meteorológicas ...

Podemos ter dois tipos de conversões de tipos, pode ser implícita ou explicitas, que são conversões especificadas. Normalmente o c# exige conversões explicitas. Para termos uma primeira idéia de como podemos efetuar uma conversão de tipo veremos o exemplo abaixo.

29. 7) A conversão é sempre descrita como um processo descontínuo. Deus é sempre fiel a sua promessa, enquanto os homens, por meio da conversão, necessitem sempre corrigir os desvios do caminho que os leva a Deus. 10) A conversão é um processo de mudança de comportamento ético.

Existe ainda outro ponto muito importante a ser esclarecido sobre a multa por conversão errada. É a situação quando o motorista está conduzindo o veículo em um dos lados da via, e precisa acessar um imóvel que se encontra do lado oposto, no limite da via.

Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança. CTB art. 204.

A manobra de conversão à esquerda deve ser feita com o veículo sempre evitando a contramão, inclusive no cruzamento. Para virar corretamente à esquerda, antes de iniciar a manobra: Não se esqueça de acionar a seta. Não se esqueça de verificar pelos retrovisores se o trânsito atrás se você está livre.

Na autoescola, o retorno de três pontos é uma das etapas obrigatórias do exame prático. Trata-se de uma manobra realizada em três passos diferentes, com a finalidade de virar o sentido da direção em 180 graus, especialmente em espaços estreitos ou em ruas sem saída.

Afinal, essa conduta é permitida por lei? De acordo com Eduardo Cadore, que é especialista em legislação de trânsito, essa manobra só pode ser realizada para acessar lotes lindeiros como garagens residenciais, estacionamentos pagos e shoppings, por exemplo.

Como devo proceder? De acordo com Julyver, o artigo 38, inciso II, estabelece que ao virar à esquerda em casos de vias de mão dupla o condutor deve aproximar-se ao máximo da linha divisória central da pista. Em pistas de sentido único, ele deve ir o mais perto possível do bordo esquerdo.

Quando pensamos em ação e reação, nos recordamos das leis sobre a Física propostas por Newton. Segundo ele, cada ação gera uma reação equivalente e oposta, de forma a criar um equilíbrio. Ademais, dá indícios de que temos e recebemos do mundo tudo aquilo que entregamos para ele.

Retorno a longo prazo
Mas na maioria dos acontecimentos, o retorno pode demorar literalmente uma vida a vir. Ou até mais. Tudo depende de uma conjuntura de fatores.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que aquele que estiver circulando pela rotatória tem a preferência. Entende-se, então, que o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência; os demais devem aguardar.

Um fator de conversão representa o valor numérico ou a proporção que é usado para relacionar uma unidade de medida a outra. O fator de conversão é um valor alternativo que é usado para representar uma unidade de medida.