Qual a diferença de Comigo-ninguém-pode macho e fêmea?

Perguntado por: lsalgueiro5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para reconhecer uma ou outra é necessário observar a estrutura de formação do caule e das folhas. Enquanto a comigo-ninguém-pode fêmea possui folhas maiores com manchas grandes e concentradas na parte central, a comigo-ninguém-pode macho possui folhas mais alongadas, menores e menos manchadas.

A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e muito utilizada em simpatias. Segundo as crendices populares, é indicada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. Também protege o lar de energias negativas e de pessoas mal-intencionadas.

"Das 339 intoxicações com vegetais ocorridas em 2008, o comigo-ninguém-pode foi a recordista com 107 casos", afirma Maria Gorete. Essa planta provoca necrose na pele onde sua seiva toca e, se ingerida, pode provocar edema nos lábios, na língua e nas cordas vocais, ocasionando asfixia.

A comigo-ninguém-pode prefere meia-sombra, recebendo sol do início da manhã ou sol indireto. Se ela receber mais sombra, vai perder a parte branca, ficando com a coloração das folhas mais verdes. E, se receber sol forte, pode ter as folhagens queimadas e o desenvolvimento prejudicado.

Quantas vezes devo regar a comigo-ninguém-pode? Para saber o tempo de rega da sua comigo-ninguém-pode, é preciso observar se a terra está seca e aí sim, regar. Isso porque, essa planta gosta de umidade alta, mas não de ficar encharcada.

FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA COMIGO NINGUÉM PODE
Você pode usar tanto em forma de BANHO ou em DEFUMAÇÃO. Saiba que não são as mesmas coisas. Quando você DEFUMA, então aquele poder vegetal está sendo dispersado no ambiente, podendo beneficiar tanto o local quanto as pessoas presentes.

A comigo-ninguém-pode também é uma espécie que deve ser evitada dentro de casa. Segundo o paisagista, as partes venenosas dessa planta são as folhas, caule e a seiva. Suas folhas contêm oxalato e, ao ter contato com elas ou ingeri-las, os sintomas variam de uma irritação leve no local até vômitos e sangramentos.

Por que a planta comigo ninguém pode chora? Assim como os animais, algumas plantas, como a comigo ninguém pode também perdem água por transpiração. Quando transpiram, as gotas de água que se formam nas folhas, escorrem e transmitem a impressão de que elas estão chorando.

O excesso de água na folha da comigo-ninguém-pode, pode fazer essa plantar “chorar”. Ela consegue soltar a umidade através das suas folhas e esse evento se chama gutação. Segundo o portal Escola Botânica, isso acontece por causa da estrutura na ponta das folhas, os poros aquíferos, que soltam essa água.

A substância de oxalato em forma de ráfides, presente em toda a extensão das folhas da planta comigo-ninguém-pode, ao entrar em contato com os olhos e boca pode provocar graves irritações nas mucosas, dor, inchaço, ardor, espasmos nas pálpebras e até lesões na córnea.

Em caso de intoxicação por comigo-ninguém-pode, é fundamental procurar ajuda médica. O tratamento normalmente tem por objetivo aliviar os sintomas. Muitos autores recomendam a utilização de produtos demulcentes, como leite, para diminuir o desconforto estomacal.

Gympie-gympie, também conhecida como gympie-ferrão ou por seu nome científico, Dendrocnide moroides, é uma planta urticante nativa de florestas tropicais da Austrália, Nova Guiné e Malásia.

Arruda

Arruda. Usada desde tempos antigos por curadores e benzedeiras, a arruda é uma planta poderosa para energizar a casa e afastar o mau-olhado e a inveja. Segundo a tradição, um vaso na entrada da residência traz proteção e barra as más vibrações.

ele é um nutriente. que a planta precisão apostila de muito pequenininha preferir o mesmo tanto é que ele chamado. de micronutriente porque a planta precisa de muito pouco outro fato é que os pregos eles são mesmo feitos de Ferro eles são feitos de ferro.

Por se tratar de um espaço úmido e com menos intensidade de luz, a opção são plantas que convivem bem com regas mais espaçadas e que suportam o calor. Nesse caso, a sugestão é a espécie comigo-ninguém-pode, que se adapta perfeitamente em lugares sem luz direta e com pouca água.

O comigo-ninguém-pode prefere solos ricos em matéria orgânica, então compostagem, estercos bem curtidos, humos de minhoca sempre são bem-vindos. Só cuidado para não exagerar na dose. Adubos minerais também podem ser utilizados mensalmente, como NPK 10-10-10.