Qual a diferença de cola branca e cola PVA?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Também conhecida como Cola Branca é um produto formado através da mistura do polímero sintético chamado Poli-Acetato de Vinila com algumas outras substâncias químicas, e tem Água (H2O) como seu principal solvente. mais prático. A cola Pva funciona melhor em materiais porosos, como madeira, papel e arenito.

cola PVA

A cola branca, ou cola PVA, é o tipo mais comum de cola, aquela que usamos desde crianças. Mas além dos trabalhinhos escolares, a cola branca também pode ser usada em outros materiais porosos, como alguns tecidos, cerâmicas, pequenas peças de madeira e couro.

acetato de polivinil

Colas brancas (acetato de polivinil ou PVA):
A cola PVA é um liquido branco, vendido na maioria das vezes em garrafas plásticas. Seu uso é recomendado para materiais porosos, como, por exemplo, madeira, papel, tecido, cerâmica porosa e a junção não estrutural de madeira com madeira.

COLA BRANCA (PVA – ACETATO DE POLIVINIL)
À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas. Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.

A cola branca PVA EXTRA ARTESANATO atende as necessidades do mercado profissional e doméstico. Após secagem o produto apresenta aparência transparente e brilhante. Tempo de secagem: aproximadamente 4hs.

O uso da cola é simples, basta colocar uma quantidade sobre a superfície a ser colada. A aplicação pode ser feira com pincel, espátula, rolo, ou até mesmo usando o bico dosador da embalagem.

Cola branca Acrilex
Trata-se de uma cola lavável, atóxica, ideal para colagens em papel sulfite, papel cartão, papelão, cartolina, madeira, MDF, EVA, entre outros.

A Cola Tudo Tekbond é um adesivo versátil desenvolvido com tecnologia de ponta. Possui um alto poder de colagem entre os mais diferentes tipos de materiais, desde os menos porosos como metais e vidro, até os mais porosos, como madeira.

A cola de contato, mais conhecida como cola de sapateiro, é à base de borracha, o que significa que permanece flexível após secar. Esse tipo de cola é recomendada para reparos em papel, couro, tecido, borracha e alguns plásticos. A cola epóxi é composta por dois tubos: um com resina epóxi e outro com um catalisador.

As colas PVA branca e amarela são bastante parecidas. Suas diferenças estão no tempo de pega, ou seja, em quanto tempo elas deixam a madeira totalmente colada, e nas manchas produzidas. A cola de PVA branca vence no primeiro aspecto, enquanto a PVA amarela vence no segundo.

O produto deverá manter suas características inalteradas quando armazenado em local seco, fresco e protegido do sol por um período mínimo de 06 (seis) meses, a partir da data de entrega.

A pintura é aplicada em excesso, fazendo com que a camada de tinta fique demasiada espessa para a cura adequada e secagem. Muitas vezes, causado pela tentativa de aplicar uma demão com tinta espessa demais sem necessidade em uma superfície porosa demais.

Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolinho de espuma. E é ideal para trabalhos artesanais sobre Madeira, Gesso, MDF, Cerâmica, Cortiça, Isopor, Papel, Palha e PET.

Geralmente, o calor é o melhor método para fazer uma cola secar mais rápido. Porém, você também pode usar ventiladores, produtos aceleradores ou ar comprimido. Quando for aplicar a cola, veja se a superfície está seca primeiro e tente usar a menor quantidade possível para que ela seque mais rápido.

Cola de cianoacrilato
Também conhecida como “supercola” ou “super bonder”, pode ser usada para colar superfícies de madeira, cerâmica, papel ou tecido. Normalmente, é bastante utilizada para fazer pequenos reparos. É conhecida pela facilidade de utilização, além de garantir a colagem quase instantânea.

Misture a água quente na cola grossa com um espeto. Se ainda estiver muito espessa, adicione mais água, uma colher de chá de cada vez, até que a cola fique fina o suficiente para espremer ou sair do recipiente. Se só quiser que seja comprimida para fora, coloque a tampa no recipiente.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

O modelo de cola branca para o uso na construção civil é a uma das melhores alternativas para atuar como aditivo ao cimento e argamassas, durante as atividades de chapisco de paredes e reparo de pequenas trincas não estruturais, também misturado ao cimento e água, em quantidades proporcionais a cada procedimento.

A cola branca é formada a partir da junção de três compostos químicos derivados do petróleo, sendo eles: álcool polivinílico, persulfato de amônio e acetato de vinila. Eles são misturados em temperaturas altas, acima de 70ºC.

Novamente, as substâncias como óleo, vaselina, removedor de esmaltes ou vinagre podem ser usadas para amolecer o resíduo. Entretanto, os produtos mais gordurosos, como margarina, costumam ser o suficiente para ajudar a soltar a cola com a ajuda de uma espátula. Você ainda pode encharcar a mancha com água quente.

Escolhendo a cola certa. Use cola branca (por exemplo, Cola Tenaz) para projetos rápidos, simples ou informais. Essa é a opção mais fácil. Ainda que sirva para vários usos, tal substância funciona melhor para a união entre isopor e cartolina, papelão ou madeira.