Qual a diferença de clamídia é candidíase?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Diferentemente do que muitos imaginam, a candidíase não é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), já que é causada por fungos oportunistas que já vivem no corpo. Grande parte das mulheres possuem o micro-organismo, mas não necessariamente ele se manifesta.

Deficiência imunológica. O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

A candidíase pode causar erupções cutâneas, escamações, coceira e inchaço. Os médicos examinam as áreas afetadas e analisam amostras da pele no microscópio ou numa cultura. Os cremes antimicóticos ou os medicamentos antimicóticos administrados por via oral geralmente curam a candidíase.

O diagnóstico da clamídia é baseado nas manifestações clínicas, quando presente, exames laboratoriais de urina e secreção uretral ou vaginal. Por se tratar de uma bactéria, a antibioticoterapia é preconizada. Além disso, é recomendado evitar relações sexuais durante o tratamento.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.

Podemos suspeitar de casos de clamídia com os sintomas ou qualquer das seguintes circunstâncias: Um homem com uma sensação de queimação durante a micção e secreção uretral. Uma mulher com desconforto e aumento da frequência urinária, com a cultura de urina negativa. Uma pessoa com outra doença sexualmente transmissível.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Os sintomas da candidíase são: dor e comichão na vulva e vagina, corrimento branco sem odor com aspeto de requeijão e ardor ao urinar. Já a vaginose bacteriana provoca odor desagradável a peixe, corrimento aguado acinzentado mas não deverá causar qualquer dor ou comichão.

Com sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos, a candidíase pode variar desde uma simples infecção na pele até comprometer o sistema nervoso central e órgãos internos, podendo levar a óbito.

Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

A cândida é um fungo normalmente encontrado em nossa boca, intestinos e nas vaginas das mulheres. Ela pode desenvolver-se porque a criança teve uma diarreia e colocou a mão contaminada na boca, ou porque o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto como o bico da mamadeira ou a chupeta estão infectados.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

Candidíase. Como é o corrimento: não apresenta odor. É espesso (com aparência leitosa), de cor branca e costuma vir acompanhado de coceira e ardor.

Agora que você já sabe o que é candidíase, veja a seguir as principais pomadas para candidíase.

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.