Qual a diferença de cisto para cálculo renal?

Perguntado por: tgomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Apesar de ambos atingirem os rins, cistos e cálculos são totalmente diferentes. Os cistos têm conteúdo líquido e, na maior parte das vezes, são assintomáticos. Já os cálculos são sólidos, formados por cristais de cálcio que se juntam na urina, formando as pedras.

Causas, sintomas e Tratamentos. Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial.

Em geral, cistos renais simples que não causam sintomas não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Cistos grandes ou que causam dor podem ser drenados através de cirurgia ou punção. Já os cistos renais complexos malignos precisam ser retirados cirurgicamente com urgência.

Descobertos normalmente durante um check-up, a partir da realização de ultrassonografia de rotina, as lesões localizadas no rim podem apresentar diversos tamanhos, tendo em média 5 cm, mas podendo variar de 1 cm a 20 cm. “O cisto não deve ser menosprezado por causa da dimensão.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.

Geralmente, não há indicação para tratar cistos renais. O seu aparecimento faz parte do processo natural de envelhecimento e não costumam causar nenhum sintoma ou complicação. Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia.

Embora seja uma preocupação comum entre pacientes e familiares, essa afirmação é, em sua maior parte, equivocada. A verdade é que o cisto no rim pode levar à formação de tumores, mas não é tão frequente.

Os sintomas dos dois tipos são bem parecidos: dores nas costas, na região da lombar; cólica renal; sangramento na urina (porque o cisto pode sangrar), e náusea. Para confirmar o diagnóstico, um simples exame de urina pode acusar a presença de hematúria microscópica, um sangramento que não pode ser visto a olho nu.

Como é feita a remoção dos cistos renais? A remoção dos cistos renais é feita de forma cirúrgica e pode ocorrer de duas formas: aberta ou por videolaparoscopia. Na cirurgia por via aberta, o médico responsável realiza incisões no abdome do paciente para visualizar e retirar a lesão, fechando as aberturas com pontos.

Exames de diagnóstico
Esses fatores podem ser avaliados através de uma tomografia ou ressonância com contraste. Existem pessoas com intolerância a um tipo de contraste, por isso, o médico definirá qual o melhor exame para cada paciente, mas no geral, eles são coincidentes em quase 90% dos casos.

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

Não há indicação de tratamento para pacientes assintomáticos com cistos simples. Caso o cisto seja muito grande e esteja causando dor, podemos drená-lo cirurgicamente ou através de uma punção guiada por Ultrassom.

Além disso, as queixas dos pacientes, quando existem, são inespecíficas e no exame físico os cistos renais geralmente não têm tamanho para serem palpáveis. Por este motivo, o recurso ideal para o diagnóstico dos cistos renais é a ultrassonografia abdominal e renal.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Separamos 5 chás para desinflamar os rins bem fáceis e rápidos para você fazer. Entre eles está o chá de Quebra-Pedra, um dos mais famosos entre as bebidas terapêuticas para tratar doenças renais; mas, além dele, temos a Cana-do-Brejo, a Alfavaca, a Acariçoba e a Mil Folhas.

Chá de Java
A planta possui efeito diurético e pode auxiliar na regulação da função renal e no alívio dos fatores de risco urinário que contribuem para a formação de cálculos.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais custa, em média, R$ 9 mil na rede particular, valor que a família não tem condições de pagar.

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

A recuperação desse tipo de cirurgia é bastante rápida: muitas vezes o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento e retornar às atividades normais em cerca de uma semana.