Qual a diferença de chester e tender?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O chester, que também tem presença garantida na ceia, é uma combinação genética de várias espécies de frango. Ele surgiu como uma alternativa barata ao peru e é composto por 70% de peito e coxa. Já o tender, que também tem seu lugar garantido na refeição, é o pernil do porco defumado e parece com presunto.

4 quilos, em média. É o pernil do porco, defumado e processado, mais parecido com um presunto. Por ser um embutido, pode ser usado de diversas formas e não somente assado, com cravo e fios de ovos (uma das receitas mais tradicionais).

O peru difere do chester, já que é uma carne um pouco mais escura, tendo um sabor mais acentuado. O tender, assim como o peru, também tem o sabor mais acentuado. Além disso, o tender tem um consumo complementar e é um prato super versátil para entradas e saladas.

O tender é simplesmente uma peça de pernil suíno cozido e defumado. As técnicas para isso variam: uns são apenas salgados e deixados para secar (como o presunto cru espanhol); outros podem ser curados em salmoura por vários dias e, depois, defumado; há ainda o pernil que é cozido primeiro e depois defumado.

Pode ser comido de diversas formas: cru em cubinhos, fatiado ou marinado e servido com frutas frescas e caldas de frutas cítricas.

Ele nada mais é do que uma peça de pernil suíno cozido e defumado. Nos Estados Unidos ele tem o nome de “glazed ham”, que significa presunto glaceado, mas no Brasil ele ficou conhecido com Tender por que a embalagem original tinha estampado o slogan “Tender Made” que significa “Feito com Carinho”.

frango

Então, podemos dizer que todo chester é uma espécie de frango, mas que o contrário não se aplica. Essa espécie da ave possui cerca de 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, o que a faz ser duas vezes maior que um frango comum, segundo a Perdigão.

5 – Nome no Brasil. No Brasil, o Tender ganhou esse nome porque a carne suína que vinha dos Estados Unidos tinha o slogan de “tender made ham”, ou presunto feito com carinho, em livre tradução.

A carne do peru é mais rígida, seca e com um sabor superacentuado, já o chester possui uma carne mais macia e suculenta. Eles possuem quase o mesmo peso e tamanho, mas o chester fica pronto mais rápido no forno.

Chester

Chester. Já o chester é uma ave um pouco mais suculenta, com mais maciez e o sabor é um pouco mais suave. Dessa forma, é uma das melhores aves para o Natal.

Abaixo apresentamos as mais procuradas para compor essa refeição tradicional de final de ano!

  • Peru. O Peru é provavelmente a carne mais popular do Natal. ...
  • Chester. ...
  • Tender. ...
  • Lombo suíno. ...
  • Filé mignon. ...
  • Bacalhau.

Os melhores acompanhamentos para o peru são receitas com ingredientes mais úmidos como frutas, molhos, manteiga e azeite. Já o chester, que é mais suculento, pode ser servido com legumes assados e farofas. Os ingredientes ácidos também caem bem com ambos os assados. Sucos de maracujá e laranja são ótimas escolhas!

O peru e o chester têm tamanho e quantidade de carne semelhantes, ficando apenas no paladar a diferença mais evidente. — A galinha põe um ovo e o produtor vai anotando quais ovos ela colocou e como se desenvolveram.

O preço do quilo do tender pode chegar a R$ 60.

Preço/kg = R$88,99.

– Tender: pernil defumado de porco, ou mais conhecido como um tipo de presunto. Com sabor e aroma bem marcante, esse corte, comparado aos outros três, não apresenta uma composição nutricional de destaque, a não ser por conter a menor quantidade de colesterol.

O peixinho ou também conhecido como Chuck Tender é um corte retirado da parte dianteira do boi. É uma carne muita macia e saborosa!