Qual a diferença de cebo e sebo?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

As duas palavras existem no português, mas tem significados bem diferentes. - Sebo: significa principalmente uma gordura produzida pelo nosso corpo para a proteção da pele ou uma livraria de livros usados. - Cebo: é uma espécie de macaco, mais conhecido como mico.

sebinho

  1. BIOLOGIA, MEDICINA substância gorda segregada pelas glândulas sebáceas, composta por restos celulares e queratina, que tem a função de proteger a pele.
  2. substância gordurosa das vísceras de alguns animais.
  3. camada gordurenta e lustrosa.

Sebo é o nome dado às livrarias que comercializam livros usados. Atualmente, além de livros, os sebos comercializam discos, CDs, DVDs, revistas, gibis, entre outros produtos culturais.

Sebos são lojas que vendem livros usados, mas também podem vender revistas, gibis, CDs (desde que estejam em um bom estado de conservação).

A utilização de sebo é baseada na produção de sabão desde os mais simples para limpeza até os para uso de higiene pessoal. Alguns usos mais comuns no dia a dia também são como lubrificante de algumas peças e hidratante de couro. Outro uso é para a produção de biodiesel.

O sebo não apresenta nenhum cheiro, entretanto, o desenvolvimento de bactérias nesse local pode levar à produção de odores.

Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa e torna brilhante, com poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo.

Acredita-se que os sebos surgiram na Europa por volta do século XVI quando mercadores passaram a vender papiros e documentos da época para pesquisadores. Pois é, esses mascastes eram denominados de alfarrabistas, uma vez que alfarrábio quer dizer livro velho, antigo.

Do latim “sebum”. Sebo, gordura. Substância graxa e consistente, encontrada nas glândulas sebáceas, composta de gordura, ceratina e detritos celulares, cuja função é proteger a pele; tecido adiposo; pessoa obesa; camada suja, gordurenta e lustrosa.

Em Portugal, sebo de livros se chama alfarrabista. Tem vários ótimos na capital. Um ótimo lugar pra comprar postais antigos (além de livros, claro, tentando ser comedida por motivos de peso da bagagem). Se é para fazer um passeio literário por Lisboa, ele precisa começar no Chiado.

Existem teorias diversas para a origem da palavra "sebo". A mais aceita é a de que o termo provém do fato de que livros usados acabam ficando "ensebados" ou "sebentos", ou seja, engordurados, pelo excesso de manuseio.

O valor dos livros no sebo geralmente é metade do valor dele novo. Exemplo: se vc pagou R$30,00 no livro novo, o sebo vai vender por 15,00.

Este é um tipo de livraria que vende os mais variados tipos possíveis de livros, revistas, gibis. Podendo em muitos casos também negociar cds, dvds, lps, bluerays e demais fontes culturais. Mas não apenas isso, estas lojas de livros normalmente trabalham com a compra e a troca destes materiais também.

Vender livros usados é apenas uma das maneiras de lucrar, alguns sites como Estante Virtual, Mercado Livre e Portal dos Livreiros são ótimas opções para vender livros que você não lê mais, confira os detalhes!

Conheça os 6 melhores sebos virtuais

  • 1 – Estante Virtual. O sebo Estante Virtual, apesar de não ser um dos mais antigos no mercado, é certamente um dos que mais crescem. ...
  • 2 – Traça. ...
  • 3 – Super Acervo. ...
  • 4 – Livraria Acervo. ...
  • 5 – Container Cultura. ...
  • 6 – Raridade.

Os sebos, livrarias especializadas em livros usados, são o endereço certo para encontrar livros raros, antigos, desconhecidos, já esgotados e até mesmo seminovos. Muitos ainda trabalham com revistas, gibis, DVDs, vinis, CDs, cartazes de filmes antigos e outras coisas que deixariam qualquer colecionador muito empolgado.

Sebo a prazo

RegiãoPreço (R$/Kg)Variação (%)
Brasil Central4,450,00
Rio Grande do Sul4,450,00

Até pouco tempo atrás, o sebo era um excedente da pecuária. Apesar de ser usado na produção de sabão e na indústria de cosméticos, foi só com a transformação em biodiesel que este produto ganhou valorização de fato.

5 hábitos que podem ajudar a diminuir a oleosidade do rosto

  1. Lavar o rosto duas vezes ao dia. Lavar o rosto é muito mais que uma etapa na rotina de cuidados com a pele oleosa!. ...
  2. Aplicar um protetor hidratante após a limpeza. ...
  3. Remover a maquiagem antes de dormir. ...
  4. Dormir 8 horas por dia. ...
  5. Ter uma alimentação saudável.

“Além de fatores hormonais e genéticos, uma alimentação desequilibrada, com excesso de carboidratos refinados (presentes no pão branco, biscoitos e doces em geral), além de alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, pode estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas”, explica Daniela de Almeida ...