Qual a diferença de catapora e varíola?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Porém, na varíola dos macacos todas as bolhas nascem de uma vez só e são muito parecidas entre si. Já na catapora, as bolhas não têm um padrão e nascem em diferentes momentos da infecção, com ondas de bolhas nas fases inicial, intermediária e final da doença.

"Na catapora, a lesão com crosta já não transmite o vírus. Na varíola dos macacos, essa lesão transmite", acentuou Rafael. O infectologista alertou para a importância de se evitar contato com as pessoas que integram os grupos de risco.

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Importante: Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora.

"A varíola dos macacos é frequentemente descrita como causadora de pústulas, lesões cheias de pus, mas neste surto o principal sintoma da pele são pseudo-pústulas, bolhas brancas e sólidas que parecem pústulas, mas não contêm nenhum pus.

Os sinais passam por diferentes estágios: mácula (pequenas manchas), pápula (feridas pequenas semelhantes a espinhas), vesícula (pequenas bolhas), pústula (bolha com a presença de pus) e crosta (que são as cascas de cicatrização).

Pápulas: pequenas elevações sólidas e avermelhadas. Vesículas: bolhas com líquido no interior e base avermelhada. Crostas: lesões em processo de cicatrização, tipo “ferida com casquinha”.

No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.

Havia dois tipos de varíola: a varí- ola major, tipo mais radical da doença com 30% de letalidade; e a varíola minor, também conhecida como alas- trim, tipo mais brando, com menos de 1% de letalidade.

A catapora e o herpes zóster costumam apresentar lesões menores em comparação com as da varíola dos macacos. Além disso, quando na fase de crosta, o Herpes Zóster e a Catapora não são mais contagiosos, enquanto a varíola dos macacos ainda pode ser transmitida.

Quem teve a catapora fica imune à doença. No entanto, crianças podem desenvolvê-la mesmo sendo vacinadas, mas terão a forma leve. Em adultos, pode-se ter mais de uma vez quando há comprometimento do sistema imunológico. O vírus pode permanecer no corpo e reativar causando Herpes Zoster (cobreiro).

Elas começam vermelhas e sem volume, depois ganham volume e bolhas, antes de formar as cascas. Rosamund Lewis, do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica: "ela começa com o que chamamos de máculas. São apenas áreas vermelhas. Depois, progridem para pápulas.

Sintomas de varíola
As pessoas infectadas apresentam febre, dor de cabeça, dor nas costas e sentem-se extremamente doentes. Elas podem ter dor abdominal intensa e ficar delirantes. Depois de dois ou três dias, surgem manchas planas e vermelhas na boca e na face.

Sarampo, catapora e rubéola são doenças que costumam afetar mais as crianças e apresentam alguns sintomas em comum, como a febre e as lesões avermelhadas na pele.

A varíola provoca lesões na pele e pode levar à morte. As lesões iniciam-se como máculas (lesão sem relevo), depois tornam-se pápulas (elevação sólida), e, posteriormente, tornam-se vesículas contendo líquido e cercadas por um halo eritematoso regular. As vesículas evoluem para pústulas (pequenas bolhas cheias de pus).