Qual a diferença de carta registrada e AR?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O AR e o comprovante eletrônico de entrega são distintos: o primeiro é um serviço pago que pode ser adicionado ao seu envio e o segundo é uma cortesia oferecida aos usuários. O AR também pode ser disponibilizado digitalmente no lugar do comprovante eletrônico de entrega ao invés de ser devolvido em sua forma física.

Outra novidade para melhorar a experiência do cliente é o Aviso de Recebimento (AR) Eletrônico. Com ele, é possível consultar na página de rastreamento no site dos Correios a foto da etiqueta que confirma o recebimento do objeto, imediatamente após a entrega.

Como enviar carta registrada
Quando já tiver o endereço completo, deverá escrevê-lo no envelope da carta a registrar, seja imprimindo o endereço no envelope ou escrevendo à mão, com letra legível. Quando tiver a carta e o envelope prontos, você deve colocar a carta dentro do envelope e fechar bem.

Para consultar objetos a partir do CPF/CNPJ do remetente ou do destinatário, basta digitá-lo no Sistema de Rastreamento de Objeto, sem caracteres especiais (pontos e hifens, por exemplo), inserir login e senha. Caso o usuário não seja cadastrado no Portal Correios, poderá se registrar. A autenticação é obrigatória.

AR ELETRÔNICO
- Empresas: Acompanhe a entrega do objeto e visualize o Aviso de Recebimento Eletrônico assinado acessando o IdCorreios ou Webservice, se possuir. - Pessoas: Acompanhe a entrega do objeto e visualize o Aviso de Recebimento Eletrônico assinado acessando.

Nessa parte são colocados os dados do destinatário, quem irá receber a carta ou envelope.

  1. Nome do destinatário;
  2. (Rua, Avenida, Travessa, etc.) + Nome da rua + Número do endereço seguido de complemento, se tiver;
  3. Bairro que irá receber;
  4. Nome da Cidade + Sigla do Estado;
  5. CEP.

Para gerar o Aviso de Recebimento (AR), serviço adicional que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário, clique no botão Gerar AR, logo após o preenchimento das etiquetas com os dados do remetente e destinatários.

Aviso de Recebimento é um serviço dos Correios utilizado pelo vendedor para encaminhar um produto para o comprador, que possibilita rastreio através do próprio site.

O AR deve ser colado no verso do envelope com o endereço do remetente para fora (formulário pa- drão dos correios conforme figuras 3 e 7 do item 3.1).

AR Eletrônico é um serviço digital oferecido pelos Correios para comprovar a entrega de um objeto ao destinatário. Nele, é possível ver quem recebeu e quando. O Aviso de Recebimento (AR) existia antes mesmo da pandemia — só que de forma física.

Aviso de Recebimento – AR
Pode ser contratado na opção física com assinatura de quem recebeu o objeto através de formulário específico ou digital com retorno da imagem com assinatura e dados do recebedor.

AR é a sigla para Aviso de Recebimento, que é um serviço adicional exclusivo dos Correios. Marcando esta opção, o entregador deve obter as informações de quem receber a encomenda no destino em um documento físico adicional, permitindo ao remetente comprovar o recebimento do volume.

A encomenda líder do Brasil
Sendo o serviço líder de envios expressos no Brasil, o SEDEX atende a você de acordo com a sua necessidade, sempre com a qualidade dos Correios, um dos melhores serviços postais do mundo!

O SEDEX Hoje custa a partir de R$ 11,90 e já está em fase de testes na capital do estado de São Paulo. Ainda não há informações sobre a expansão da disponibilidade para outras cidades e estados, mas é provável que o serviço chegue a mais regiões caso o serviço se mostre eficaz e útil.

Uma encomenda normal, por exemplo, tem até 10 dias para ser entregue. Já as cartas simples têm que chegar ao destinatário em cinco dias. Isso deverá acontecer para um mínimo de 95 em cada 100 remessas.

Para utilizar o sistema de acompanhamento, os clientes precisam informar o CPF e CNPJ do remetente e do destinatário no momento da postagem, além de fazer um cadastro no site de rastreamento dos Correios. A consulta pode ser feita tanto por quem enviou a carta ou encomenda quanto por quem vai recebê-la.

Até o fim deste ano, 90% das cartas e cartões postais deverão ser entregues em até cinco dias úteis; o índice sobre para 93% em 2024. Da mesma forma, em 2021 90% das entregas de encomendas não urgentes deverão ser feitas em até dez dias úteis; em 2024, o índice sobe para 95%.

O Aviso de Recebimento (AR) é o comprovante de que a documentação enviada pelo Tribunal foi entregue, ou não, às partes notificadas ou convocadas.

Solicite o formulário A.R. - Aviso de Recebimento em qualquer Agência dos Correios e preencha corretamente todos os campos. Após o preenchimento, entregue ao atendente da agência juntamente com o produto que será postado.