Qual a diferença de cadeira extensora e flexora?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Como foi dito antes, a cadeira extensora faz com que você faça o movimento de estender as pernas ea flexora de flexionar as pernas como os seus próprios nomes já indicam.

Além dos isquiotibiais e quadríceps, a cadeira flexora trabalha com o músculo gastrocnêmio que está presente na parte posterior da perna e tem como função dar estabilidade na realização dos movimentos com as pernas e também cuida da flexão da perna.

O exercício realizado na cadeira extensora é caracterizado como monoarticular e trabalha dinamicamente somente a extensão do joelho. Sendo assim, o quadríceps – vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral – é o principal músculo recrutado durante o exercício.

O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

"O stiff é um exercício muito bom que trabalha grandes grupos musculares, como os isquiotibiais (posteriores de coxa), glúteo máximo e músculos paravertebrais, responsáveis pela estabilização da coluna", explica Lucas.

Algumas pessoas acabam sentindo muito a panturrilha na cadeira e mesa flexora devido a posição dos pés no movimento. Os pés apontados para cima (dorsiflexão) tem um auxílio maior das panturrilhas no movimento.

Seu objetivo é ajudar a trabalhar e a desenvolver a maioria dos músculos encontrados nos membros inferiores, como, por exemplo, cintura pélvica, joelhos, coxas, pernas e pés. É importante explicar que existem duas maneiras de se fazer o leg press, conhecidas como: leg press 45º e o leg press 90º.

Máquina Abdutora
É a cadeira em que você abre as pernas, empurrando o peso para fora e fortalecendo os músculos na parte lateral externa da coxa e quadril.

A Cadeira Extensora proporciona o aumento dos músculos das coxas e a tonificação muscular. No artigo, último da série do Professor Marcelo Leopardi, continuamos a falar sobre os cuidados com a postura e os erros mais comuns na execução dos exercícios.

A remada baixa é um exercício com o objetivo de trabalhar os músculos dorsais, no entanto, outros músculos, como os flexores do cotovelo, têm participação significativa. A variação do exercício ocorre apenas na posição do antebraço, podendo ser supinada, neutra e pronada.

A cadeira extensora promove um desequilíbrio entre a ativação do vasto medial e o reto femoral, o que pode aumentar as chances de uma síndrome patelofemoral, uma inflamação no tendão patelar. Por fim existe uma baixa co-contração nos posteriores da coxa.

Um dos melhores exercícios para substituir o leg press na academia ou mesmo em casa ainda é o agachamento. Com ou sem peso, o exercício trabalha principalmente os glúteos e o quadríceps, mas também pode ajudar a fortalecer a região abdominal e a musculatura posterior da coxa.

Porque não fazer cadeira adutora? Máquinas adutoras e abdutoras Por que é um desperdício: Pode até parecer que vai ajudá-lo a se livrar da gordura nas partes interna e externa da coxa, mas não vai. Eles não ajudam a perder gordura.

Outras opções para treino de glúteo
Trabalhar essa área inclui girar e estender os quadris, além de desenvolver resistência e força muscular. Os exercícios mais populares para glúteo são agachamentos, leg press e stiff.

São os músculos isquiotibiais (ou posteriores da coxa). A Mesa Flexora é um dos melhores exercícios para trabalhar esses músculos dos membros inferiores fortalecendo a região, o que ajuda a evitar problemas nas articulações dos joelhos e quadril.