Qual a diferença de bivolt para bivolt?

Perguntado por: ncortes4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

No autovolt o aparelho irá suportar quaisquer tensões entre 90 e 240V na maioria dos equipamentos, portanto utilizar o termo "bivolt automático” é incorreto, pois a fonte bivolt suporta exclusivamente duas tensões 127V e 220V.

Os aparelhos bivolt são ótimas opções no mercado, já que funcionam em ambas as tensões, tanto em 110 como em 220 volts. Essa flexibilidade quanto à voltagem evita erros ao ligar equipamentos em tomadas erradas. É importante, também, ficar sempre atento a que tipo de aparelho bivolt você está utilizando.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Também conhecida como MC Barbara Bivolt, ganhou o apelido no colégio. Começou a cantar aos 12 anos de idade. Iniciou-se no rap, participando das batalhas de rap nos bairros da zona sul de São Paulo e também na tradicional batalha do Santa Cruz.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V. Então, o que é um produto bivolt? Para essa pergunta, a mesma explicação: são eletrônicos de dupla voltagem, que contam com transformadores de voltagem em sua estrutura.

Por exemplo, se a rede elétrica de sua casa entrega 110 V, não adianta plugar o carregador necessita de 220 V e vice-versa. Na figura abaixo, o carregador é do tipo bivolt, ou seja, ele opera tanto em 110 como em 220 V. Se o novo carregador for deste tipo, então não haverá riscos quanto ao quesito voltagem.

O que acontece se eu ligar um aparelho 127 numa tensão 220 volts? As chances de queimar este aparelho elétrico de 127 V ligado em uma tomada de 220 V é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, favor conferir a tensão daquela tomada, caso contrário você pode ter um prejuízo totalmente indesejado.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

120V: Quer dizer que não é bivolt. Você só poderá usá-lo em tomadas de 110v. 100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações.

Sim, pode ligar um aparelho com cabo de força de 250V em uma tomada de 220V. A escolha da voltagem, é uma dúvida comum e pertinente na hora de comprar eletrodomésticos, pois a escolha errada pode levar a ocorrência de acidentes e curto circuitos.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Não tem muita diferença pois o padrão de energia comum é de 110 até 127 volts , vale saber se a sua energia é regular , sendo assim não tem problema usar um eletrodoméstico de 110 ou 127.

Segundo especialistas, isso não passa de um mito. O adaptador dos carregadores converte a tensão das tomadas para a tensão correta para os celulares. Assim, não interessa se é uma tomada 110V ou 220V, a bateria do celular vai carregar na mesma velocidade em ambas as situações.