Qual a diferença de berçário 1 e berçário 2?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O berçário é uma parte do universo escolar que recebe crianças de 4 a 11 meses de idade (berçário I) e de 1 a 2 anos (berçário II).

Berçário – menores de 2 anos. Maternal I – 2 anos. Maternal II – 3 anos. Jardim I – 4 anos.

Instituição. A principal diferença entre creche e berçário é que, enquanto a creche é voltada especialmente para bebês de 3 meses a 3 anos, o berçário é uma ala da uma escola que atende desde bebês e crianças maiores.

Berçário é até que idade? Geralmente o berçário infantil atende crianças dos 4 meses aos 2 anos de idade, mas em algumas instituições são aceitos bebês somente até os 12 meses (1 ano).

Aspectos cognitivo, motor, social e afetivo Positivos; Aspectos cognitivo, motor, social e afetivo Negativos (essa palavra é muito forte, é só para que você entenda essa ordem e organização do Relatório); Curiosidades do dia a dia da criança na escola; Comentário carinhoso para a criança e/ou pais.

De acordo com a pediatra Eliana Terra, a partir dos 3 meses a criança já pode frequentar a creche. “Nesta fase o bebê tomou as primeiras vacinas”, explica a médica do colégio CEL e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Música: Dança e gestos com música. Amplie sempre o repertório das crianças e não fique só em músicas infantis. Livros/história: Contar histórias curtas e com mudanças no tom de voz para acalmar e chamar a atenção dos pequenos. Bater no chão: Brincar de bater os pés e as mãos no chão.

Jogos. Brincadeiras simples e jogos educativos funcionam muito bem para entreter os pequenos. Uma vez envolvidos com o jogo, eles se distraem e têm tempo de se acalmar. Além disso, essa é uma ótima forma de passar um momento junto do seu filho, fortalecendo ainda mais o vínculo entre vocês.

5 Etapas da Educação Infantil

  • O que é a Educação Infantil? ...
  • Berçário na Educação Infantil. ...
  • Crianças de 2 anos: primeiro contato com a escola. ...
  • Crianças de 3 anos: desenvolvimento motor e cognitivo. ...
  • Crianças de 4 anos: arte e educação. ...
  • Crianças de 5 anos: alfabetização. ...
  • Angher e a Educação Infantil.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Como fazer cadastro
Para fazer o cadastro basta ir até qualquer unidade de Educação Infantil levando comprovante de residência com CEP, documentos do responsável e da criança, além de telefones para contato. É muito importante manter o endereço e os telefones atualizados.

Quando for escolher um berçário, fique atento a manutenção geral da escola e dos brinquedos, verificando se tem mofos, paredes rachadas, objetos quebrados e que possam ser um potencial causador de acidades, observar se as escadas próximas as crianças têm portãozinho no início e final delas, se o berçário tem um chão ...

Propiciar o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo do bebê de maneira harmônica. Proporcionar atividades onde o bebê possa começar a trabalhar com sua independência e autonomia.

Um berçário pode ser responsável pelo cuidado de bebês e crianças, que necessitem de cuidados e supervisionamento na ausência de seus pais. Além de cuidado e supervisão, o berçário também tem a função de estimular o desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva, sensorial e habilidades sociais dos pequenos.

No caso da modalidade Berçário I (crianças de 0 a 11 meses), o Projeto estabelece o número de cinco crianças para um professor. Já na etapa Infantil II (crianças a partir dos cinco anos), seriam até 20 estudantes por professor.

As roupas de cama, chupetas e brinquedos devem ser individuais. 2. Sala de atividades: essa é um dos principais ambientes, deve oferecer uma série de materiais como giz de cera, papéis, livros, brinquedos, tintas, sempre ao alcance de todos, mas com supervisão. Sugere-se instalar um lavatório nessa sala.

Os mais adequados são os de peças de montar, encaixar, jogar e empilhar, além dos que fazem barulho. É preciso ter cuidado com a segurança e só usar objetos adequados a idade dos pequenos. Para um trabalho eficiente, uma boa estrutura é essencial.