Qual a diferença de bafo e mau hálito?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O mau hálito é a liberação de odores desagradáveis pela boca, que pode ocorrer por diversas causas, mas não se trata de uma doença. O mau hálito, popularmente chamado de bafo, é a eliminação de odores desagradáveis pela boca.

Também chamado de halitose e mau hálito, quando ele está na boca, ele ocorre pela ação de bactérias. Ao consumir restos de comida, enxofre é liberado e esta substância é famosa por ter um odor forte. A placa bacteriana (biofilme) também contribui para o aparecimento do problema.

O que é: A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação), esteja acontecendo.

Alterações na saliva podem causar mau hálito? Pacientes que apresentam mudanças na produção salivar pode sim apresentar mau hálito. Essa alterações são consideradas como causas indiretas desse odor bucal. Isto porque elas, por si só, não conseguem provocar essa condição.

Os "recursos" usados para disfarçar o mau hálito vão desde balinhas muito ardidas, mascar gengibre, cravo-da-índia, bochechar líquidos, beber muita água, café e, até mesmo, judiar muito da língua.

Beba água ou café.
O consumo de café e de água pode ajudar a reduzir o bafo de álcool. A água repõe a hidratação perdida pelo consumo de bebida alcoólica e estimula a salivação, que diminui o cheiro alcoólico em seu hálito. O café tem um aroma forte, que pode disfarçar o cheiro desagradável da bebida.

Seis dicas para acabar com o mau hálito

  1. 1- Coma mais vegetais e frutas. ...
  2. 2- Beba bastante água. ...
  3. 3- Não fique em jejum por um longo período de tempo. ...
  4. 4- Consuma certos alimentos com moderação. ...
  5. 5- Mantenha a higiene bucal em dia. ...
  6. 6- Visite o dentista.

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia é um dos únicos hospitais em São Paulo a oferecer o exame que detecta a presença e a causa da halitose em apenas oito minutos. Para realizar o exame há um preparo. O paciente deve ficar sem escovar os dentes por 4 horas, por exemplo.

Enquanto você dorme, acontece a descamação da mucosa bucal, principalmente quando você respira pela boca. As células ficam na língua e se decompõem, provocando a saburra e o mau odor.

Enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, em especial quando o paciente respira pela boca ou ronca. “Essas células se depositam na língua e entram em decomposição, liberando mau odor nesse processo”, explica o dentista.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

Afinal, o mau hálito passa pelo beijo ou não? Pode se tranquilizar, o mau hálito não é contagioso. O processo e as bactérias responsáveis pelo mau odor já existem na boca da pessoa, o que faz com que a transmissão pelo beijo ou por qualquer outra forma seja impossível.

Não vai atrapalhar seu beijo.

O Bom Hálito Spray é utilizado por pessoas com mau hálito ou halitose. O produto aromatiza o hálito, proporcionando mais segurança e bem-estar. Pode ser usado sempre que achar necessário e também após as refeições, bebidas e cigarro. A embalagem contém 35ml.