Qual a diferença de auxílio bloqueado e cancelado?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

O benefício pode ser cancelado em três casos:
falta de atualização de dados; fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil.

Quem teve o Bolsa Família cancelado é informado por mensagem no extrato bancário. O beneficiário também pode consultar a situação do seu benefício pelo aplicativo do programa. O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias.

Nestes casos, os benefícios ficam bloqueados para a realização de crédito consignado por 90 dias contados da Data de Despacho do Benefício (DDB), ou seja, da data de concessão do benefício.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/ .

Quando o benefício é bloqueado, o beneficiário é notificado através do aplicativo Caixa Tem ou pelo aplicativo Bolsa Família. Uma das causas do bloqueio é a falta de atualização cadastral do CadÚnico.

Dessa forma, se uma pessoa da família recebeu 3 parcelas do Seguro Defeso, terá o benefício do Programa Bolsa Família (PBF) suspenso por 3 meses.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

O Auxílio Brasil cancelado é uma ação do governo federal quando a família deixa de cumprir com os requisitos para acesso ao programa. Todos os meses novos grupos são inclusos como beneficiários, a depender do orçamento disponível. Assim como, são excluídos outros por conta de desatualizações.

Procure o CRAS: O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade responsável por atender as famílias que estão cadastradas no Cadastro Único. Além disso, o CRAS também pode ajudar a identificar se o BPC-LOAS está ativo ou cancelado.

Se você teve o benefício cancelado, pode estar se perguntando se é possível recuperar as parcelas em atraso. A boa notícia é que Sim! Quem teve o Bolsa Família Cancelado, poderá receber os atrasados.

Com o benefício regularizado, basta procurar uma agência da Caixa com documento de identificação para fazer o saque das parcelas. É importante destacar que o dinheiro pode não cair na conta no Caixa Tem, mas será possível retirar as parcelas retroativas pessoalmente com o cartão do programa.

Isso acontece quando há algum problema com seu cadastro ou com o registro do seu celular. Para resolver, vá até a agência da CAIXA mais próxima, levando seus documentos pessoais e seu aparelho celular.

Nesse caso, o governo não concede o pagamento do Auxílio Brasil que esteve bloqueado durante o tempo que a família levou para realizar a atualização dos dados. Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas.

As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa. Mas quem não atende mais as exigências do benefício, então não receberá valores atrasados.

Pagamento bloqueado
Os pagamentos podem ser bloqueados se informações obrigatórias ainda estiverem ausentes no seu status fiscal ou se houver requisitos pendentes vencidos para sua conta após a suspensão dos repasses.