Qual a diferença de ascendência e descendência?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

A palavra descendência é geralmente mal empregada, em lugar de ascendência. Quando alguém descende de italiano, devemos dizer que tem ascendência italiana, pois seus ascendentes, ou seja, seus pais ou outros antepassados, são italianos.

Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.

O Ascendente é aquele que estava ascendendo no horizonte no momento em que nascemos. Ele muda conforme o lugar de nascimento – e quatro minutos de diferença na hora em que nascemos podem variar o Ascendente em um grau, por exemplo.

Ou seja, ascendência é relacionada aos pais, avós, bisavós. Ou então, podemos dar o exemplo: “ele tem ascendência portuguesa do seu pai, o seu ascendente, o seu progenitor”. Já a palavra descendência quer tem relação com as pessoas que procedem de uma linha de família comum.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes.

O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes (pais, avós, bisavós etc), aos descendentes (filhos, netos, bisnetos etc) e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

Quando alguém fala em ascendente, geralmente faz-se referindo aos nossos antepassados. Ou seja, nossos ancestrais. São os indivíduos que deram origem à nossa linhagem. Logo, os ascendentes são pais, avós, bisavós, etc.

A definição para o parentesco em linha reta é classificada desta maneira: Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós). Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

Ou então, podemos dar o exemplo: “ele tem ascendência portuguesa do seu pai, o seu ascendente, o seu progenitor”. Já a palavra descendência portuguesa tem relação com as pessoas que procedem de uma linha de família comum. Ou seja, os filhos são descendentes dos pais.

1 herdeiros, filiação, renovo, prole, posteridade, progenitura, renova, porvindouros, pósteros, sucessores, vindouros, menores, descendência, netos, sóbole, rebentos, frutos, provenientes, resultantes, derivados, originários, oriundos, procedentes, naturais, nativos, vindos, nascidos, provindos.

  • Isaac
  • Ismael
  • Jacó
  • Zinrã
  • José
  • Jisbaque

Os descendentes, por conseguinte, são as gerações que vêm a seguir na árvore genealógica: filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc. Obviamente, um sujeito pode ser ascendente ou descendente, dependendo do familiar que se tiver em consideração.

A árvore genealógica de uma pessoa deve ser formada, em geral, por dois pais, quatro avós, oito bisavós, e assim por diante. seguindo esse raciocínio, qualquer um teria, no ano 1 d.C, 604 sextilhões de ancestrais. Mas esse número astronômico é muito superior ao da população da época.

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome. Isso porque, mesmo que alguns sobrenomes sejam de fato comuns e populares em outros países, isso não dá direito à aprovação da dupla nacionalidade, já que há uma limitação geracional, abrangendo, no máximo, filhos e netos.

Ascendência e descendência são palavras que possuem significados diferentes; não raramente, no entanto, usa-se descendência em vez de ascendência. Descendentes - são aqueles que vêm depois. Ascendentes - são aqueles que vêm antes.

Na ausência de descendentes e ascendentes, o cônjuge fica com tudo; Se não existir nenhum herdeiro necessário, a próxima classe de herdeiros (parentes colaterais) terá direito à herança; Considerando os parentes colaterais, segue-se esta ordem: irmãos, sobrinhos, tios e primos até o 4º grau.

Inexistindo irmãos, sobrinhos e tios, são finalmente convocados os tios-avós, sobrinhos-netos e primos. Aqui cabe ressaltar que não há ordem de preferência entre eles. Ou seja, todos receberão uma fração idêntica da herança.