Qual a diferença de artigo para artigo científico?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos temos os artigos de revisão e os artigos originais. Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas.

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

Todo artigo científico precisa atender exigências estruturais e seguir o formato com: introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. Claro que antes é preciso um título que chame atenção para o tema escolhido.

Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.

Os artigos científicos mais comuns, mais encontrados na literatura quando fazemos buscas para pesquisa, são de cinco casos: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, Revisão Bibliométrica, Pesquisa Ação e Survey.

Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Basicamente, você escreve a introdução, na qual apresenta o tema-problema, inclui as seções, trechos e intertítulos do seu texto; por fim, inclui o CTA de acordo com os direcionamentos da pauta. Note que, nessa etapa, ainda não é necessário elaborar fielmente cada um desses trechos, nem mesmo redigir nessa ordem.

Um artigo científico apresenta uma estrutura com a seguinte ordem: Título, Resumo, Objeto, Objetivo Geral e Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Além do uso das Referências Bibliográficas.

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos. Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.

Um artigo acadêmico nada mais é do que uma produção textual original que contém dados e resultados de uma pesquisa científica.

Estrutura de um artigo acadêmico. Como todo trabalho ou texto acadêmico, é necessário que o seu artigo científico tenha um esqueleto organizado, que conte com uma introdução, o desenvolvimento do tópico e, obviamente, a conclusão do assunto. Além disso, as normas ABNT são obrigatórias na hora de escrevê-lo.

15 páginas

O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Posso citar artigos, sites e monografias no TCC? A resposta é sim!

O artigo científico deverá conter entre 15 e 18 laudas, considerando-se o número que constar no canto superior direito da última lauda do trabalho.

O início e o que deve constar na Introdução
No tópico da Introdução você deverá apresentar seu tema de forma direta e contextualizar o leitor. Como dissemos anteriormente, um artigo científico é um texto mais compacto, a introdução não deve se alongar muito. Na introdução, escreva sobre o método da sua pesquisa.

A verdade é que não existe uma regra que determine quem pode e quem não pode escrever e publicar um artigo científico. Qualquer pessoa pode publicar um artigo científico, desde que observe as regras do local de publicação.

Artigo

  1. Artigos definidos – São aqueles usados para indicar seres determinados, expressos de forma individual, e são representados por: o, a, os, as.
  2. Artigos indefinidos – São aqueles usados para indicar seres de modo vago, impreciso, e são representados por um, uma, uns, umas.
  3. Utilização do artigo:

Estrutura do Artigo Científico. Palavras-chave; Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão), Referências.

Sinônimo de artigo

  1. Mercadoria: 1 mercancia, produto, gênero, mercadoria, objeto.
  2. Texto sobre um assunto: 2 editorial, escrita, escrito, matéria, reportagem, resenha, texto.
  3. Subdivisão de leis, códigos, constituições,…: 3 cláusula, disposição, item, parágrafo.
  4. Assunto: 4 assunto, tema, tópico.
  5. Conjuntura:

Uso dos artigos
O artigo costuma anteceder o substantivo para fazer referência a ele, podendo indicar que se trata de um ser já conhecido do interlocutor (no caso dos artigos definidos) ou que se trata de um representante não específico da espécie (no caso dos artigos indefinidos).