Qual a diferença de antagonista?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Enquanto o protagonista é o personagem central que conduz a trama e enfrenta obstáculos e conflitos, o antagonista é aquele que se opõe aos objetivos do protagonista e cria dificuldades e tensões na história.

Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão) os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Na narratologia o termo antagonista é geralmente usado para indicar o personagem que, em uma história, se opõe ao protagonista. Nos gêneros literários que utilizam a figura do herói (bom) em sentido amplo ou restrito (por exemplo, contos de fadas e romances de cavalaria), o antagonista representa o anti-herói ou vilão.

Esse termo é referente a um personagem, grupo ou instituição que representa a oposição ao protagonista, personagem principal da trama.

O que é um Antagonista: É um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar.

O antagonista é um personagem que desempenha papel fundamental na narrativa ao se opor aos objetivos, valores ou ideais do protagonista. Ele cria conflitos e obstáculos que o protagonista deve enfrentar e superar ao longo da história, impulsionando a trama e proporcionando tensão e desafios.

Protagonista e antagonista possuem significado oposto, ou seja, são palavras antônimas. Protagonista é aquele personagem principal, que possui a trama ao redor de sua vida, seus atos, etc. Já o antagonista, como dito acima, nem sempre será o vilão, mas sempre terá o papel de dificultar a vida do protagonista.

Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si.

3) Antagonismo - quando um medicamento diminui os efeitos de outro, dizemos que ocorre bloqueio, inibição ou antagonismo. É fácil concluir que fenômenos de sinergismo e de antagonismo podem ocorrer, seja devido às interações dos medicamentos ao nível farmacocinético (Relação I) ou ao nível farmacodinâmico (Relação II).

Os antagonistas são classificados em:

  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

Antagonista é um personagem que se contrapõe ao protagonista, e nem sempre está presente nas narrativas. Ele traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. Pode ser o vilão da história representado por um objeto, animal, monstro e espirito.

ANTAGONISTA: É a personagem que rivaliza com o protagonista, quase sempre lutando contra este no final da obra. Geralmente é o vilão e em alguns casos pode existir mais de um.

Coadjuvante é aquele que participa ajudando determinada pessoa na sua função. Também se refere ao ator ou atriz que atua num papel secundário, contracenando direta ou indiretamente com os protagonistas.

Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc.