Qual a diferença de ampla concorrência e cotas no ProUni?

Perguntado por: iboaventura3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Enquanto as cotas são referentes a reserva de vagas para candidatos que se enquadram em certos requisitos, como cota social ou por deficiência, a ampla concorrência é uma modalidade em que estão todas as outras pessoas que não se encaixam ou não precisam de cotas.

Sim, o Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caso seja nomeado na ampla concorrência, a vaga referente à cota será destinada ao candidato aprovado em posição imediatamente inferior, dentro das vagas reservadas. Em outras palavras, vão chamar o próximo.

Quem tem renda acima de três salários mínimos; Quem não fez a última edição do Enem; Participantes do Enem com nota abaixo de 450 pontos; Estudantes de escola particular – a única exceção é para estudantes de escolas privadas que são bolsistas integrais.

Pode concorrer como cotista, é aceito o candidato que cumprir os requisitos de renda familiar mensal (máximo de 3 salários mínimos por pessoa), que for pessoa com deficiência, preto, pardo ou indígena e: Não tiver diploma de nível superior.

A Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) assegura a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e deficientes nas instituições de ensino superior. As cotas (ou ações afirmativas) são políticas públicas que visam priorizar determinados grupos que sofrem desigualdade social em função de raça, gênero ou deficiência.

O que significa a ampla concorrência? A ampla concorrência, por sua vez, diz respeito às vagas não reservadas aos candidatos de cotas. São para estudantes que podem concorrer às oportunidades sem precisar da assistência de ações afirmativas. Ou seja, fazem parte dela todos os que estudaram em escola particular.

As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

Como funcionam as cotas do Prouni 2023
A quantidade dessas bolsas é estipulada pelo número de pretos, pardos e indígenas registrado no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na região.

Não há um número fixo de vagas reservadas para cotas no ProUni 2020. O percentual varia de acordo com: A edição do processo seletivo (primeiro ou segundo semestre). A quantidade de pessoas de cada etnia por região, de acordo com o censo mais recente do IBGE.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

No que se refere a Ampla Concorrência, esta diz respeito às vagas que não são reservadas para candidatos que se enquadrem na Lei de Cotas ou com deficiência. Ou seja, destina-se as pessoas que não podem concorrer às oportunidades de ações afirmativas.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

1) Professor da rede pública de ensino (apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica). 2) Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.

É difícil passar no ProUni? Se você cumpre os requisitos de participação no ProUni, pode comemorar. Já tem meio caminho andado! É claro que a pontuação mínima não garante entrada em 100% das vagas, pois alguns cursos são mais concorridos do que os outros.

No caso da cota racial, a comprovação é feita através do preenchimento de um documento de autodeclaração. Já os PCDs devem ter um laudo médico indicando a deficiência em questão e o grau, com o CID (Classificação Internacional de Doença) correspondente.

Respondendo à pergunta: “posso fazer segunda graduação pelo Prouni?” Não! Não pode. Entretanto, desde 2018 o Prouni apresenta uma exceção a essa regra. É o caso dos professores formados, que atuam em escolas da rede pública de ensino.

O bolsista do Prouni precisa ter, no mínimo, 75% de aprovação nas matérias do semestre. Ou seja, o máximo de reprovação é de 25% das disciplinas. Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas.

As cotas dariam mais chances para os negros, pois eles não precisam estudar para passar no Vestibular. As cotas vão contra a meritocracia e favorecem o racismo, ao invés de suprimi-lo. O sistema de cotas fará cair a qualidade do ensino superior.