Qual a diferença de AM e FM?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência.

Basicamente as rádios AM têm maior alcance, mas sofrem mais interferências eletromagnéticas, enquanto as rádios FM possuem melhor qualidade de som, mas têm menor alcance.

Amplitude Modulada (AM)
No processo, elas ficam com alturas diferentes, porém a frequência é a mesma. O rádio AM ocupa menos espaço na faixa de frequências, o que facilita sua captação pelos aparelhos domésticos e possibilita a transmissão de mais informações.

31 de dezembro de 2023

Os ouvintes e emissoras foram desaparecendo e, com isso, algumas montadoras decidiram tirar dos seus carros. No Brasil, o governo assinou um decreto para o fim da rádio AM e as emissoras precisam fazer a conversão para o FM, pois o AM será extinto em 31 de dezembro de 2023.

O Dial Convencional(que corresponde a faixa de 87,5 MHz a 107,9 MHz),abrigará pelo menos 1.403 emissoras, podendo chegar a 1.427, considerando as Consultas Publicas elaborada pela ANATEL a partir de Agosto de 2021.

A qualidade do sinal transmitido em FM's é superior ao transmitido em AM. Mas em compensação, a amplitude modulada tem maior potencial de alcance. A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz – sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo o oposto da AM.

100 km

Isso porque, ainda que o FM tivesse menor alcance do que o AM (operando com uma distância média de aproximadamente 100 km, a depender das condições), ele era, de fato, bem mais resistente a essas interferências, além de apresentar uma qualidade sonora mais alta.

No caso do AM, embora a onda de rádio percorra uma distância maior, ela é mais sujeita a interferências, enquanto, no caso da FM, embora a distância percorrida seja menor, a qualidade do sinal é maior, devido a menor chance de sofrer interferência.

O sinal FM refere-se a uma onda eletromagnética de frequência modulada. Essa onda pode sofrer mudanças na frequência emitida pela fonte.

No caso de FM, a frequência da portadora é alterada, em função do sinal original. Um receptor de rádio ("rádio") tem um adequado "circuito eletrônico demodulador", que extrai o conteúdo original do programa, mediante a "forma" da portadora alterada recebida e, assim, recompõe a informação original.

Marcas europeias são as primeira a largar o rádio AM
A principal interferência que é causada é pelos motores dos carros elétricos. A frequência eletromagnética gerada por eles é similar a frequência das rádios AM, gerando estática e perda da qualidade de recepção.

Prima o botão SOURCE (Fonte), HOME ou MODE (Modo) na unidade principal do sistema de estéreo para automóvel e, em seguida, selecione radio (rádio) ou Tuner (Sintonizador). Selecione a banda (AM ou FM). Para sintonizar automaticamente, toque no botão SEEK- ou SEEK+ na unidade principal do ecrã.

rádios não possuem boa sensibilidade na faixa de AM ou FM, o que resulta numa recepção ruim, principalmente em localidades com estações fracas. Para estes casos, uma solução que pode ser experimentada consiste na utilização de um reforçador ou "booster" que será intercalado entre a antena e a entrada do rádio.

Para rádio AM, a antena precisa ser maior”, acrescenta Almir. Além dos entraves operacionais, os fabricantes entendem que não há procura que justifique a implantação de receptores para rádio AM nos celulares.

A quantidade de rádios no Brasil!
Rádios AM é de 1.921, visto que este valor está caindo devido a transição de rádios AM para FM. Leia também: Porque da migração das rádios AM para FM! Rádios FM, o total é de 3.209, logo que, 500 delas estão estado de São Paulo, que detém o maior número de rádios FM no país.