Qual a diferença de Altas Habilidades e superdotação?

Perguntado por: dalvim4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Enquanto o termo “altas habilidades” enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura), o termo “superdotação” faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.

Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.

Não é incomum que haja uma confusão entre o diagnóstico de TDAH e superdotação. Isso pode ocorrer por alguns motivos. Em primeiro lugar, crianças com AH/SD podem, em alguns casos, apresentar um baixo desempenho aparente.

Os alunos com altas habilidades, que se encaixam nessa porcentagem, possuem capacidade intelectual, raciocínio rápido, são curiosos e geralmente apresentam potencial para determinada área, isto é, eles têm uma elevada potencialidade de aptidões e talentos.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

CID F81 – Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. CID F81 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...

5 ações para ajudar as crianças com altas habilidades

  1. 1) Avaliação neuropsicológica. ...
  2. 2) Enriquecimento curricular. ...
  3. 3) Falar sobre a superdotação com seu filho. ...
  4. 4) Manter diálogo franco e direto com a criança. ...
  5. 5) Mostrar que erros fazem parte do processo.

Preço: R$ 326,00
A TIAH/S é um instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa.

Os alunos superdotados têm excelente memória de trabalho, o que faz com que seus resultados acadêmicos sejam acima da média. Em contraste, a memória de trabalho deficiente dos alunos com TDAH leva ao baixo desempenho e dificuldades de aprendizagem.

– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

Teste de Quociente de Inteligência (QI)
O teste de QI visa identificar as habilidades intelectuais acima da média de um indivíduo em comparação aos demais da sua respectiva faixa etária, e identifica suas capacidades lógicas e linguísticas, devendo ser aplicado apenas por um psicólogo habilitado para tal.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Pelo fato do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) não ser considerada uma deficiência para a lei brasileira, não está entre as condições contempladas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o que impede que as garantias legais estabelecidas se estendam aos portadores de TDAH.

- Gostar e dar preferência por funções mais intensas; - Aproveitar a energia que possui para ser mais criativo e prático; - Assumir mais desafios; - Se adaptar a funções estruturadas.

A superdotação assim como ela pode permanece em várias gerações, também pode desaparecer da família ou mudar de área muito bruscamente.

A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.

O laudo de superdotação é dado pela avaliação neuropsicológica que deve ser realizado por uma neuropsicóloga.

As altas habilidades nem sempre estão associadas ao autismo, quando uma pessoa possui apenas superdotação, trata-se do caso de pessoas que apresentam características como: Internalização forte dos pensamentos e sentimentos. Interesse repetitivo e excessivo. Resistência a qualquer tipo de mudança.

Um autista pode ter altas habilidades? Sim, as altas habilidades e a superdotação são características que podem ser encontradas em indivíduos que têm o diagnóstico de autismo, mas isso não é uma regra. Alguns autistas apresentam habilidades acima da média em áreas específicas, como matemática, música, arte e memória.

Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação. No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado. Esse caso é corriqueiramente confundido com a síndrome de Asperger.