Qual a diferença de água mineral e água destilada?

Perguntado por: udantas7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Água destilada é a água obtida através do processo de destilação. A destilação consiste na evaporação seguida pela condensação (fazer voltar ao estado líquido) da água. Esse processo proporciona a separação de uma quantidade dos sais presentes na água comum, também chamada de água mineral.

A água destilada tem diversas funções na indústria, especialmente como reagente ou solvente em processos químicos. Assim, é usada em laboratórios, hospitais e consultórios odontológicos.

A água recolhida no béquer é a água destilada. Mesmo sendo uma água limpa, livre de micro-organismos, sua ingestão não é recomendada.

Para que serve a água destilada
A maior aplicação da água destilada costuma ser em laboratórios, sendo utilizada como reagente ou solvente. A água destilada é mais eficaz em usos laboratoriais e em análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água.

A água alcalina é considerada uma das mais saudáveis para o consumo. Seu pH tem um nível entre 8 e 9,5, enquanto a água normal tem um pH neutro de 7. Suas propriedades podem ajudar a proteger o corpo de radicais livres, doenças crônicas e até inflamações.

Água mineral
É aquela obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas, ou seja, poços perfurados para extração de água. Para fins de saúde não há diferença entre a água de uma fonte natural ou de extração subterrânea.

Ao contrário do que se pensa, beber água durante crises de pedra nos rins não é recomendável. A ingestão de água é uma das principais recomendações para prevenir crises de cólica renal, mas não quando o problema já está instalado.

Portanto, para ser considerada como água mineral é necessário que ela contenha sais minerais naturais, oligoelementos e outras substâncias que a definam como uma água pura e cristalina, sem a necessidade de adição de elementos químicos.

No geral, A água destilada não é o insumo mais indicado para tratamento de feridas. Isso uma vez que a osmolaridade da água destilada difere da do plasma humano, causando a chamada lise celular. A depender da gravidade da ferida e do paciente essa lise celular pode ser clinicamente significativa.

Uma boa experiência que podes fazer, é uma lavagem completa do cabelo com água destilada. A água destilada não tem minerais e o seu pH é neutro. Se vires com esta experiência que o teu cabelo fica mais suave e flexível, então podes ter problemas com água dura. Outra forma de ver, é claro, avaliando o teu cabelo.

A saber, são águas ricas em minerais que são importantes para o nosso metabolismo e para a saúde do nosso corpo. Mas tais minerais prejudicam as formulações cosméticas e não devem estar presentes. Do mesmo modo, assim como a Água Mineral não é indicada para cosméticos, a Água Destilada não é indicada para consumo.

A água destilada é um dos produtos hospitalares mais utilizados para higienização de matérias em laboratórios e consultórios de odontológicos. A água destilada passa por um processo chamado de destilação, durante esse processo são removidos minerais e impurezas.

O termo aquoso refere-se à utilização da água destilada como solvente. Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.

Comprar água destilada pode ser feito em lojas especializadas ou on-line, e fazer agua destilada é simples se você tiver um equipamento apropriado chamado destilador de água.

A exploração e comercialização da água mineral e potável de mesa pode se dar através de seu envase ou através de sua utilização em outros produtos, como fabricação de cervejas, refrigerantes, sucos, etc, assim como através de sua ingestão na fonte, ou ainda para fins de balneário.

São diversos os benefícios da água mineral para o organismo, dentre eles: fortalecimento do sistema imunológico, tonificação da estrutura óssea, otimização do trânsito intestinal, hidratação do cérebro e da pele e muitos outros.

Por estar na sua forma pura, a água destilada é composta pela fórmula química H20 (dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio).

As recomendações mais antigas sugeriam aos formadores de cálculos renais beberem água mole, com baixo teor em cálcio. Mais recentemente, tem sido sugerida a ingestão de água com elevada concentração de cálcio (água dura) porque esta pode reduzir o risco de formação de cálculos renais.

Água alcalina ajuda a regular o pH do sangue e faz bem para os rins.

Voss

2. A água mineral mais pura do mundo: Voss. Importada do sul da Noruega, a captação da água mineral Voss é feita num aquífero na natureza selvagem, com origem de uma fonte artesiana (contendo apenas 22 mg de sólidos dissolvidos).