Qual a diferença de afta e estomatite?

Perguntado por: uveiga5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Estomatite aftosa: uma afta, também conhecida como úlcera aftosa, é uma lesão única pálida ou amarela com um rebordo vermelho. É possível desenvolver apenas uma afta ou um conjunto delas. Os locais mais habituais para o seu aparecimento são o interior dos lábios ou bochecha e a língua.

Valerato de Betametasona + Sulfato de Gentamicina + Tolnaftato + Clioquinol Cellera Farma 0,5mg/g + 1mg/g + 10mg/g + 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

Aparentemente inofensivas no início, essas pequenas erupções precisam ser tratadas de imediato. Quando não cuidadas, as úlceras podem se alargar e formar feridas ainda maiores, se uma se conectar a outra. É preciso atenção para o pequeno não entrar em contato com fluídos que estejam contagiados pelo vírus.

A estomatite pode tornar-se bem mais grave nos casos em que ocorra desidratação, devendo-se por isso ter particular atenção principalmente nos casos das crianças, pois estas tendem a não comer ou beber para não sentir dor na boca.

A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Nova Clínica Luz.

A estomatite é uma infecção da mucosa bucal, como é chamada a parede que reveste a nossa boca, causada por dois tipos de vírus: o da herpes simples do tipo 1, conhecido pela sigla HSV-1, ou pelo coxsackie.

Houver sinais de infecção; Estiverem associadas à febre e à perda de peso; Demoram a desaparecer; A dor persiste mesmo com o uso de medicamentos.

A afta tem muitas semelhanças clínicas com o herpes, como a dor, a reincidência e o fato de estar associada ao estresse.

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Diagnóstico da estomatite herpética
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância para conduzir o tratamento adequado.

A nistatina é altamente ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. É improvável que a nistatina cause efeitos adversos devido à toxicidade ou hipersensibilidade.

A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.

Medicamentos

  • Com Betametasona (1)
  • Com Clioquinol (4)
  • Com Gentamicina (1)
  • Com Sulfato De Gentamicina (3)
  • Com Tolnaftato (4)
  • Com Valerato De Betametasona (3)

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac…