Qual a diferença de 5W e 7W?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

spots 5W — têm o facho de luz direcionável, com ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana; spots 7W — criam vários pontos de luz, espalhando a claridade de maneira uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

A lâmpada Dicróica 5W equivale a uma lâmpada dicróica convencional de 50W, porém com consumo energético de apenas 5W. Seu facho de luz tem foco de 120º e sua durabilidade é de até 30.000 horas.

Mais watts não significam mais potência
Porém, mais watts não significam necessariamente que o produto possui maior potência de iluminação. O número de watts indica a quantidade de energia gasta pela lâmpada.

Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.

Como exemplo, podemos citar o uso de lâmpadas de 6w nos quartos, onde muitas pessoas não gostam de uma luz tão intensa pela manhã, e de 9w na sala, onde preferem uma iluminação um pouco mais forte.

Spot de Embutir 7w
Esse modelo é ideal para ser utilizado em ambientes internos que precisem de iluminação modera e uniforme. Opção adequada para iluminar o lavabo, para instalar acima do espelho do banheiro ou na sala de leitura.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

“O LED de 10W, por exemplo, pode substituir a fluorescente de 20W com um consumo 50% menor. Ligado 5 horas por dia, ele consumirá 50W por dia (ou 0,05 kWh a cada dia), o que equivale a 1,5 kW/h por mês por ponto de luz.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Se o fabricante de uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, informa que ela equivale a uma incandescente de 100 W, mas não apresenta nenhuma informação sobre o fluxo luminoso, desconfie.

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Viu que, no Brasil, só é permitido o uso de luz branca ou amarelada nos faróis. Também conferiu que, se quiser modificar os faróis, só tem até 1º de janeiro de 2021 para fazer isso.

De maneira geral, quanto maior for a temperatura em Kelvin da lâmpada, mais branca ela será.

Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3000K. Geralmente a temperatura de luz com nível mais baixo de luminância tem como conceito a sofisticação e o aconchego.

Lâmpada LED Vela 4W: equivale a uma lâmpada incandescente de 35 W.

– Voltagem
Já se você possui sanca em gesso, as lâmpadas LED com 12 volts são ideais para esses ambientes. Elas proporcionam uma iluminação mais fraca, delicada e aconchegante.

De acordo com a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), as luzes de LED apresentam grande vantagem com relação à eficiência energética, pois são extremamente econômicas. Enquanto a lâmpada dicróica consome 50W, a de LED tem um consumo de 5W. A vantagem da segunda sobre a primeira é de 80% de economia.

A principal diferença é a economia.
Outro fator a ser considerado é que as dicroicas “tradicionais” esquentam muito o ambiente, fazendo com que sua utilização se torne bonita, porém desconfortável para quem circula no cômodo. As lâmpadas ou os spots de LED não apresentam esse defeito e duram mais.