Qual a diferença de 127 volts para 220?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

A verdade é que a única distinção significativa envolvendo as tensões 127V e 220V reside na espessura dos fios. Na prática, quanto maior a voltagem, menor o dimensionamento dos componentes. Isso acontece porque os fios de menor diâmetro facilitam a movimentação de tensões maiores.

Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

É claro que na prática a tensão fornecida pelas concessionárias pode sofrer variações devido à alta demanda dos usuários, perdas na transmissão e distribuição de energia ou até mesmo sobrecarga de transformadores, e foi por isso que a ANEEL regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa ...

Segundo a ABRADEE, a maioria dos estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste utiliza a voltagem 127 V. No Sul, Nordeste, Distrito Federal e Goiás, a voltagem utilizada é de 220 V. Então, viajar pelo Brasil exige aparelhos bivolts, até porque há exceções dentro dos estados, como você verá neste post.

Na capital paulista a tensão é 127 V enquanto no litoral do estado de São Paulo é 220 V.

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.